Prêmio Nobel em Física – 1914

Prêmio Nobel em Física – 1914

Max von Laue; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1914 foi designado ao físico alemão Max von Laue “por sua descoberta da difração de raios X por cristais”.

Laue colocou uma área de pesquisa de grande importância à disposição da ciência devido a sua descoberta e ao mesmo tempo conseguiu provar que os raios X são ondas transversais progressivas, como é o caso da luz.

Algumas pesquisas já haviam sido feitas e indicadas que era muito provável que os raios X fossem movimentos de ondas do mesmo tipo que os raios de luz e que seus comprimentos de onda teriam que ser de uma ordem de 10-9 cm. Para que se houvesse o fenômeno de interferência era necessário que a distância entre as fendas fosse de 10-8 cm. Max von Luae percebeu que essa era aproximadamente a distância entre as moléculas de um sólido e, sabendo disso, chegou a ideia de aderir como grade de refração um cristal, que além de um sólido as suas moléculas são dispostas regularmente.

Após as experiências feitas chegou ao resultado final esperado que seria a difração de raios X. Estabeleceu-se assim, que essas ondas de luz são de comprimentos muito pequenos e ainda resultou em várias descobertas de grande importância no campo da cristalografia. É provável também que pesquisas experimentais sobre a influência da temperatura sobre a difração poderiam fornecer a solução para a questão da energia de ponto zero, ou pelo menos ajudem a chegar a uma solução para esse problema.

Tendo em vista que a pesquisa e a descoberta feita pelo cientista alemão não geraram apenas só uma clareza maior sobre o raio X, mas como também novas e amplas áreas de pesquisa dentro da ciência, não foi difícil para a Royal Academic of Sciences decidir entregar o Nobel de 1914 a Max von Laue.

Max von Laue nasceu em Pfaffendorf, perto de Koblenz no dia 9 de outubro de 1879 e faleceu em Berlim, 24 de abril de 1960.

 

Texto por: Matheus Meoquior

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

 

Referências:

Nobelprize.org. The Nobel Prize in Physics 1914Disponível em: <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1914/>. Acesso em: 20 mai. 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *