Prêmio Nobel em Física – 1917

Prêmio Nobel em Física – 1917

Charles Glover Barkla; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física do ano de 1917 foi entregue ao físico matemático Charles Glover Barkla “por sua descoberta da característica radiação Röntgen dos elementos”.

Charles Glover nasceu no dia 7 de junho de 1877 em Widnes, Lancashire na Inglaterra. Cursou Matemática e Física na University College of Liverpool, se formando em 1898 e obtendo grau de mestre no ano seguinte.

Até o ano de 1902 Barkla realizava pesquisas sobre a velocidade de ondas elétricas em fios condutores. Mas o interesse pela nova radiação, descoberta por Wilhelm Röntgen, conhecida como raios-X, o fizeram mudar de ramo, onde investigou a interação do raio-X com diferentes elementos.

Dentre essas investigações Charles Glover observou que cada elemento emite um espectro de linha característico sobre a ação de raios-X, sendo o primeiro a demonstrar experimentalmente que a emissão secundária se faz de duas formas, a primeira constituída de raios-X dispersos inalterados, e a segunda, uma radiação fluorescente particular à substância analisada, esta polarização dos raios-X significava que a radiação poderia ser considerada similar à luz, tendo características de onda e partícula.

Charles Glover Barkla faleceu no ano de 1944 na cidade de Braidwood, Edimburgo no Reino Unido.

 

Texto por: Luciano Cardoso

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

 

Referências:

“Charles Glover Barkla – Biographical”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 12 Apr 2018. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1917/barkla-bio.html> Acesso em 12 de abril de 2018

“The Nobel Prize in Physics 1917”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 12 Apr 2018. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1917/> Acesso em 12 de abril de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *