O consumo de café pode beneficiar seu coração

O consumo de café pode beneficiar seu coração

O café, ah o café!! Presente no dia a dia de quase todo brasileiro, amado por uns e odiado por outros. Independente de gostar ou não, saber e compreender como a substância age em nosso organismo vem constantemente sido discutido em pesquisas e gera certa curiosidade aos consumidores.

Recentemente um estudo publicado no periódico PLOS Biology por pesquisadores do Instituto IUF-Leibniz em Dusseldorf na Alemanha, diz que o consumo, mesmo que excessivo, pode fazer bem para o coração. Você deve estar se perguntando, “mas a cafeína não provoca o aumento dos batimentos cardíacos?” A resposta é sim! Mas este estudo aponta que o consumo de quantidades elevadas da bebida, algo em torno de quatro xícaras diárias, resulta na ativação de uma proteína que melhora a capacidade funcional das células endoteliais, responsáveis por revestir o interior dos vasos sanguíneos, e afeta também as mitocôndrias que geram energias nas células.

A proteína nomeada de p27, encarregada de regular a mitocôndria presente em variadas células que atuam no coração, promove, sob a atuação da cafeína, a migração de células endoteliais, protegendo as células do músculo cardíaco, evitando a morte celular e desencadeando a conversão de fibroblastos em células com fibras contráteis, atuantes na reparação do músculo cardíaco no caso de infarto do miocárdio.

Em resumo podemos dizer que o consumo de quatro xícaras de café favorece o funcionamento da proteína p27 de modo que ela gere benefícios no funcionamento e proteção do coração. Uma das pesquisadoras, Judith Haendeler, afirma que os resultados podem levar à melhor aplicação do café como protetor do músculo cardíaco, servindo como estratégia terapêutica não apenas para doenças vasculares, mas também para uma melhoria da saúde.

Texto por: Luciano Cardoso

Referências:

Revista Galileu. Quatro xícaras de café por dia fazem bem para seu coração. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/06/quatro-xicaras-de-cafe-por-dia-fazem-bem-para-seu-coracao.html Acessado em: 28 de julho de 2018.

Science daily. Caffeine from four cups of coffee protects the heart with the help of mitochondria. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/releases/2018/06/180621141008.htm>; Acessado em: 28 de julho de 2018.

Imagem Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *