Fenômeno Morpho

Fenômeno Morpho

Morpho didius é o nome científico para um insecto com aparência relativamente espetacular. Essa impressionante borboleta tem a característica do brilhante azul metálico em suas asas, más isso não é resultado de pigmentação, mas sim provocado pela incidência de luz, as quais são difratadas pelas asas, então interferem umas com as outras, de modo que certos comprimentos de onda de cor se anulam (interferência destrutiva), enquanto outros são intensificados e refletidos (interferência construtiva). Em minúsculas escamas transparentes em suas asas, na qual o espaçamento regular entre as calhas (próximos a 0,5 µm), resultam neste caso em uma coloração azul intensa (Figura 1) [1].

As borboletas Morphos são encontradas com mais frequência na América do Sul e México, essas tem uma envergadura de 7 cm à impressionante 20 cm. Asas tão grandes resultam em um padrão de voo lento e saltitante, mas que geram um efeito deslumbrante [2]. A parte superior da asa é aparentemente azul, uma vez que se alterna com a superfície inferior, tendo uma coloração escura, assim causando a dificuldade que seja acompanhada por aves no ar. Se encontrada, fecha suas asas, expondo os ocelos “olhos” enganando o predador fazendo-a parecer com um animal não comestível.

A estrutura em lâminas das asas destas borboletas, foi estudada como modelo para desenvolvimento de tecidos, tintas sem corantes e tecnologia anti falsificação para uso em notas de dinheiro [3].

Texto Por: Lhonidas de Senna Junior

Referências:

[1]-Autor Desconhecido. AskNature, STRATEGY WING SCALES CAUSE LIGHT TO DIFFRACT AND INTERFERE MORPHO. Disponível em: <https://asknature.org/strategy/wing-scales-cause-light-to-diffract-and-interfere/> Acesso dia 14/06/2018.

[2]-Rafael Ferreira. Oeco, TUDO AZUL: BORBOLETA MORPHO. Disponível em: <http://www.oeco.org.br/blogs/especies-em-risco/27617-tudo-azul-borboleta-morpho/>. Acesso dia 14/06/2018.

[3]-Autor Desconhecido. NetNature, ECOLOGIA DE BORBOLETAS MORPHO. Disponível em: <https://netnature.wordpress.com/2014/02/12/ecologia-de-borboletas-morpho/>. Acesso dia 14/06/2018.

Imagem Disponível em: <https://biologoesperto.blogspot.com>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *