Hemateno, o futuro na geração de energia solar

Hemateno, o futuro na geração de energia solar

Um grupo internacional, com a participação de pesquisadores vinculados à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conseguiu dar origem a um novo material fotocatalisador.

Eles conseguiram extrair de um minério de ferro comum, um material chamado Hemateno, que tem três átomos de espessura e propriedades fotocatalíticas incomuns.

“O material que sintetizamos pode ser usado para dividir a água em hidrogênio e oxigênio permitindo assim a geração de energia elétrica a partir de hidrogênio, por exemplo, além de ter diversas outras aplicações”, disse Douglas Soares Galvão, pesquisador do CECC e um dos autores do estudo. [1]

Para um material ser um eficiente fotocatalisador, ele deve absorver a parte visível da luz solar, por exemplo, gerar cargas elétricas e transportá-las à superfície do material de modo a realizar a reação desejada. [1]

A hematita, material do qual o hemateno foi extraído, absorve a luz do sol da região ultravioleta à amarelo-alaranjada, mas as cargas produzidas se extinguem antes de chegarem a superfície.

Já a fotocatálise do hemateno é mais eficiente, uma vez que os fótons geram cargas negativas e positivas dentro de poucos átomos da superfície, compararam os pesquisadores. E, ao emparelhar o novo material com matrizes de nanotubos de dióxido de titânio – que fornecem um caminho fácil para os elétrons deixarem o hemateno –, eles descobriram que poderiam permitir que mais luz visível fosse absorvida. [2]

Texto por: Ricardo Gonzatto Rodrigues

Referências:

[1] – Elton Alisson. Jornal do Brasil, NOVO MATERIAL PODE REVOLUCIONAR A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR. Disponível em: <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2018/06/26/novo-material-pode-revolucionar-geracao-de-energia-solar/>. Acesso dia: 02/07/2018.

[2] – Autor desconhecido. Nature Nanotecnology, Exfoliation of a non-van der Waals material from iron ore hematite. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41565-018-0134-y . Acesso dia: 02/07/2018.

Imagem Disponível em: <http://agencia.fapesp.br>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *