Prêmio Nobel em Física – 1913

Heike Kamerlingh Onnes; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física de 1913, foi concedido integralmente ao físico neerlandês Heike Kamerlingh Onnes “por suas investigações sobre as propriedades da matéria a baixas temperaturas que levaram a produção de hélio líquido”.

Heike ingressou na Universidade de Groningen em 1870. Entre 1882 e 1923 serviu como professor de física experimental na Universidade de Leiden. Seus esforços para atingir temperaturas extremamente baixas resultaram na liquefação do hélio em 1908. Atingindo a temperatura do hélio abaixo de 0,9 K, ele alcançou o mais próximo do zero absoluto, então alcançado, justificando assim o ditado de que o ponto mais frio Terra estava situada em Leiden. Foi por causa desses estudos de baixa temperatura que ele recebeu o Prêmio Nobel.

Em 1911, descobriu que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia completamente a temperaturas poucos graus acima do zero absoluto. O fenômeno ficou conhecido como supercondutividade.

Heike nasceu em Groningen, Holanda no dia 21 de setembro de 1853  e faleceu em Leiden, 21 de fevereiro de 1926.

Texto por: Lhonidas de Senna Jr.

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

Referências:

Foto e Biografia: Nobel Prize, <https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1913/onnes-facts.html> Acesso em 08 de maio de 2018.