Resenha de “O Físico: A época de um médico medieval”

Autora: Noah Gordon

Ano de publicação: 1986

Resenha:

A intenção do autor do livro não é somente contar a história da origem da medicina, mas sim mostrar o grande desafio de ser um médico no século XI,  o qual afundava-se em reinados sangrentos e corruptos e, nos medos impostos por um cristianismo rígido que impedia acima de tudo o avanço da ciência, que colocasse a não existência de Deus.

O livro traz a história de Rob Cole, um órfão inglês, o qual aos 10 anos de idade lutava pela perda de seus pais. Primeiro a sua mãe e depois a perda de seu pai, onde ao tocar em ambos, Rob sentiu algo diferente, uma espécie de dom místico, como se sentisse a morte se aproximando deles. Após o falecimento de seus pais, Rob e seus irmão foram separados e adotados por outras famílias, Rob demorou para ser adotado, pois pelo seu tamanho e sua idade, era como um incomodo para a família adotiva, sendo que não podia trabalhar e além disso trazendo despesas.

Croft um barbeiro cirurgião, foi mandado por Richard (o qual cuidou de Rob após o falecimento de seus pais) para adotar o jovem Rob e, fazer dele um aprendiz da “medicina”. Então ambos passam momentos emocionantes e, assim o jovem Rob foi adquirindo cada dia mais conhecimento sobre cirurgias simples etc. Em uma de suas aventuras o garoto descobre uma escola na Pérsia, o qual possui um mítico médico chamado Avicena. Rob decide viajar para a escola assumindo a identidade falsa de um estudante judeu, pois outras religiões não eram permitidos entra na Pérsia.

Após de tanto aprendizagem na escola, Rob sempre quis mais, com isso decide usar um corpo de uma pessoa falecida, para estudar como é formado o ser humano, mas isso era acusado como bruxaria pela igreja, levando-o até a morte.

Rob traz um grande avanço para a medicina, mesmo sendo acusado e quase morto, ele insiste e, assim é capaz de ajudar muitas pessoas com doenças que sem ter a análise de como é estruturado o corpo humano não seria capaz de curar. Assim o livro traz uma excelente história, mostrando a realidade sobre a evolução da ciência e seus conflitos. Mostrando seus lados bons e ruins da ciência, causando o leitor a se questionar sobre a sua ideia.

Autor da resenha: Lhonidas de Senna Junior