Prêmio Nobel em Física – 1912

Prêmio Nobel em Física – 1912

Gustaf Dalén; Fonte: site Nobel Prize.


 

O Prêmio Nobel de Física de 1912 foi concedido ao sueco Gustaf Dalén “por sua invenção de reguladores automáticos para uso em conjunto com acumuladores de gás para iluminação de faróis e bóias”.

Dalén entrou para o Chalmers Institute em Gotemburgo no ano de 1892 e formou-se engenheiro em 1896. Em 1901 ingressou na Empresa de Acumulação de Gás, a qual havia adquirido os direitos de patente da invenção francesa do acetileno dissolvido. Gustaf Dalén iniciou então seu trabalho em faróis, onde realizou o trabalho que lhe valeria o Prêmio Nobel.

Sua invenção foi a válvula solar, a qual possuía um pistão que podia ser deslocado (abrindo ou fechando a passagem do gás), apoiada sobre quatro cilindros metálicos. Destes quatro cilindros, três eram de cor dourada, de modo a refletir a luz do sol e sem grande variação de temperatura, já o quarto cilindro era de cor preta, localizado no centro.

À noite todos os cilindros possuíam o mesmo comprimento, e o pistão repousava sobre eles, de modo que a válvula estava aberta e permitia assim a passagem do acetileno, que em contato com a chama emitia luz, fazendo o farol ser iluminado. Na presença de raios solares, o cilindro preto era aquecido, o que fazia com que seu comprimento aumentasse em uma pequena proporção em relação aos outros cilindros, quando ocorria tal dilatação, o pistão era levantado e a válvula se fechava, mantendo o farol apagado, apenas com a chama piloto acesa até a noite seguinte.

As válvulas solares de Dalén eram tão sensíveis que, se houvesse neblina, ou se as nuvens fossem grossas o suficiente, a luz do farol se acendia automaticamente. Tal descoberta possibilitou a instalação de boias iluminadas afastadas centenas de quilômetros das cidades mais próximas, necessitando de manutenção uma vez a cada vários meses para substituir o depósito de acetileno, também diminuiu consideravelmente o consumo de combustível e facilitou a manutenção dos faróis.

Em 1912, meses antes de receber o Nobel, perdeu a visão devido a uma explosão enquanto testava dispositivos de segurança em cilindros de acetileno. Seu irmão Albin Dalén foi receber o prêmio em sua homenagem. Gustaf Dalén nasceu no ano de 1869 em Stenstorp, na Suécia e morreu em 9 de dezembro de 1937 em sua vila em Lidingö.

Texto por: Fernanda Barbieri

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

Referências:

“Gustaf Dalén – Biographical”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 1 de junho de 2018. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1912/dalen-bio.html> Acesso em 31 de abril de 2018

GÓMEZ-ESTEBAN, Pedro. Prêmios Nobel – Física 1912 (Gustaf Dalén). Disponível em: <https://eltamiz.com/2012/08/16/premios-nobel-fisica-1912-gustaf-dalen/>. Acesso em: 31 maio 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *