Joseph Fourier (1768 – 1830)

O estudo profundo da natureza é a fonte mais fértil para descobertas matemáticas.

Jean-Baptiste Joseph Fourier, nascido em Auxerre no Império Francês (Agora França), foi um físico e matemático mais conhecido por suas contribuições e investigações em séries matemáticas, mais notavelmente por sua famosa Serie de Fourier.

Fourier filho de um alfaiate, ficou órfão aos 9 anos e foi admitido pelo Monastério de São Marcos. O ensino nesta época era exclusivo para pessoas de alto nascimento, ou seja, a elite, desta forma Fourier atendeu a aulas de militares de matemática.

Durante a Revolução Francesa, Fourier participou ativamente como integrante do comitê revolucionário local, e até foi um prisioneiro durante um período da Revolução.

Foi indicado em 1795 a uma das mais prestigiosas universidades da França na época, a École Normale, e consequentemente, sucedeu como professor, Joseph-Louis Lagrange anos mais tarde.

Durante a expedição Egípcia de Napoleão Bonaparte em 1798, Fourier o serviu como conselheiro científico e foi apontado secretário do recém fundado, Instituto Científico do Egito, em Cairo.

Em vida, Fourier calculou que a Terra, por seu tamanho, deveria ser muito mais fria do que realmente é. Ele examinou então diversas possibilidades e chegou à hipótese do efeito estufa.

Seus trabalhos se estendiam da matemática até a área da física. Mais conhecido por suas Series de Fourier, a Transformada de Fourier, descoberta do Efeito Estufa e teoria de transferência de calor.

Fourier morreu com 62 anos, em Paris devido à complicações do aneurisma cardíaco, o qual já sofria há grande parte de sua vida. Porém, após um queda de um lance de escadas em 1830, sua condição se tornou mais grave e 12 dias depois, fatal.

Fourier foi enterrado no Père Lachaise Cemetery, o maior cemitério de Paris, em uma tumba decorada com um motif Egípcio, para representar sua posição como secretário do Instituto Cientifico do Egito. Seu nome é um dos 72 nomes inscritos na Torre Eiffel, junto com cientistas como Coulomb, Cauchy, Poisson, Lagrange, Laplace, Ampére entre outros.

Texto Por: Matheus Henry Przygocki.

Referencias:

AUTOR DESCONHECIDO. Joseph Fourier. Disponível em: <http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Joseph Fourier.html>; Acessado 01 de junho de 2018.