Prêmio Nobel em Física – 1911

Wilhelm Carl Wener Otto Fritz Franz Wien; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física de 1911 foi concedido ao físico alemão Wilhelm Carl Werner Otto Fritz Franz Wien “por suas descobertas sobre as leis que regem a radiação do calor”.

Quando um corpo completamente escuro é aquecido, ele emite luz visível e outras radiações eletromagnéticas. O espectro da radiação é inteiramente dependente da temperatura do corpo e não da sua composição. Em 1893, Wilhelm Wien formulou a lei de deslocamento, que indica em qual comprimento de onda a radiação é mais intensa a uma determinada temperatura. Ele posteriormente também formulou uma lei indicando como o espectro de radiação varia conforme a temperatura muda. No entanto, isso não se aplica a grandes comprimentos de onda e, em 1900, Max Planck formulou uma lei que se conforma melhor.

Wien frequentou a escola, primeiro em Rastenburg e, mais tarde, na City School de Heidelberg. Depois de deixar a escola, ele foi para a Universidade de Göttingen para estudar matemática e ciências naturais e no mesmo ano também para a Universidade de Berlin. Também trabalhou no laboratório de Hermann von Helmholtz e em 1886 obteve seu doutorado com uma tese sobre seus experimentos na difração de luz em seções de metais e na influência de materiais na cor da luz refratada.

Wilhelm Wien nasceu no dia 13 de janeiro de 1864 em Fischhausen, na Prússia Oriental e faleceu 30 de agosto de 1928 em Munique.

Texto por: Diego Henrique Witchemichen

Revisado por: Bruno Belin Dal Santos

Referências:

“The Nobel Prize in Physics 1911”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 1 Jun 2018. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1911/>