Sevil Salur

A Prof. Sevil Salur é uma renomada pesquisadora na física de íons  pesados e estuda a física experimental de alta energia nuclear em Rutgers.  Ela investiga as propriedades da forte interação, quente e densa de uma matéria produzida no Large Hadron Collider no CERN, em Genebra (Suiça) e no Relativistic Heavy Ion Collider no Laboratório Nacional de Brookhaven, em Long Island, NY. Esta matéria densa é uma mistura de quarks e gluons (partículas fundamentais que constituem a matéria, como protons e eletrons, mas com outras funções) que foi calculada e prevista te ter acontecido/estar presente logo depois do Big Bang (0.000001 segundos). Além de ser uma das melhores pesquisadoras nesse campo, a Dr. Salur é uma excelente mentora de jovens pesquisadores. Ela tem orientado oito alunos, sendo quatro mulheres nas pesquisas da Rutgers, bem como muitos pós-doutorados e estudantes de graduação. Dois de seus estudantes de graduação receberam o Goldwater Scholarships (programa de bolsa para os melhores estudantes de ciência, com $7500,00). Em 2013, a Prof. Salur foi nomeada uma excelente professora pela sociedade dos estudantes de física da Rutgers. Ela tem organizado diversas conferências, incluindo Hot Quarks, um encontro específico organizado para melhorar a troca direta de informações e conhecimentos científicos entre os jovens membros da comunidade relativística de íons pesados. A Dr. Salur também foi co-organizadora da conferência de mulheres da graduação em física na Rutgers em 2015 e em Princeton em 2017.

A Dr. Salur ganhou o Ph. D em 2006, onde ela ajudou estudantes pioneiros em estranhas colisões de íons em ressonância. Como pós-doutorada em pesquisas no Lawrence Berkeley National Laboratory, ela trabalhou nas primeiras e totais medidas de reconstruções de jatos de colisões de íons pesados com STAR (laboratório de física). Em seguida, ela se tornou uma pós-doutorada na Universidade de California, onde ela se juntou ao experimento de Solenoide de Múon Compacto (detector de partículas) e liderou pesquisas e projetos das colisões de íons pesados no LHC (acelerador de partículas, que as também determina). No outono de 2011, ela se juntou a faculdade de Rutgers como professora-assistente. Em 2014, a Dr. Salur recebeu o prêmio NSF CAREER por investigar as propriedades dessa nova matéria de alta densidade e temperatura de forma quantitativa através de sondas internas.

Traduzido por: Mariana Gabriele Fabiani.

Referências:

PHYSICS, Aps. March 2017 Woman of the Month: Sevil Salur, Rutgers, the State University of New Jersey. 2017. Disponível em: <https://www.aps.org/programs/women/scholarships/month/2017.cfm>. Acesso em: 12 maio 2019.