Katherine Johnson

Katherine Johnson nasceu em 26 de agosto de 1918, na cidade de White Sulphur Springs, Virgínia Ocidental. Desde muito cedo, Katherine mostrou grandes habilidades para a Matemática e sempre teve o apoio dos pais quanto a sua educação. Como sua cidade não possuía escolas de nível médio para negros, teve que se deslocar junto a sua família para outro condado, com o intuito de concluir o ensino médio. Aos 14 anos, Katherine se formou no colegial e aos 15 anos começou a cursar a Universidade de Matemática e Francês. Foi nesta que Katherine conheceu seu mentor W. Schieffelin Claytor, o qual a incentivou. Se formou aos 18 anos com todas as honrarias possíveis que a Universidade concedia.

Quando a Virgínia Ocidental decidiu integrar, silenciosamente, suas escolas de pós-graduação em 1939, o presidente do West Virginia State, Dr. John W. Davis, selecionou Katherine e dois estudantes do sexo masculino como os primeiros alunos negros na principal Universidade do Estado, a West Virginia University. Katherine deixou seu emprego de professora e se matriculou no programa de pós-graduação em Matemática. Porém, ela decidiu deixar a escola para começar uma família com o marido. Ela voltou a lecionar quando suas três filhas ficaram mais velhas, mas foi apenas em 1952 que teriam vagas abertas na seção de Computação da Área Oeste do Laboratório Langley, do Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica (NACA). Katherine e seu marido, James Goble, decidiram se mudar para Newport News em busca da oportunidade, e Katherine começou a trabalhar no verão de 1953. Apenas duas semanas após o mandato de Katherine no escritório, Dorothy Vaughan designou-a para um projeto na Divisão de Cargas de Manobra da Divisão de Pesquisa de Voo, e a posição temporária de Katherine logo se tornou permanente. Ela passou os quatro anos seguintes analisando dados do teste de voo e trabalhou na investigação de uma queda de avião causada pela turbulência da esteira. Quando ela estava encerrando esse trabalho, seu marido morreu de câncer, em dezembro de 1956.

Em 1957, houve o lançamento do Sputnik, pela União Soviética. Katherine passou a integrar o núcleo da Força-Tarefa Espacial, divisão responsável pelos projetos que enviaram o homem ao espaço e que fizeram a NACA tornar-se NASA. Ela trabalhou na análise de trajetória de Alan Shepard, primeiro norte-americano a ir para o espaço. Além disso, ela foi a primeira mulher da divisão a receber os devidos créditos na publicação de um artigo. Ela e Ted Skopinsk escreveram o primeiro estudo em que os dados de pouso do astronauta estavam especificados. Em 1959, Katherine casou-se novamente. Seu segundo marido foi o tenente-coronel James A. Johnson.

Katherine Johnson foi responsável pelos cálculos que ajudaram a sincronizar a Lua e a nave Apollo que se moviam em velocidades diferentes. Ela também trabalhou no Ônibus Espacial e no Satélite de Recursos Terrestres e escreveu e/ou foi co-autor de 26 relatórios de pesquisa. Ela se aposentou em 1986, depois de trinta e três anos, em Langley. Foi nomeada a matemática do ano em 1997. Em 2015, aos 97 anos, Katherine Johnson acrescentou outra conquista extraordinária a sua longa lista: o presidente Obama lhe concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos EUA.

Texto por: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

M, Elaine. QUEM FOI KATHEIRNE JOHNSON. Disponível em: <http://www.techladies.com.br/quem-foi-katherine-johnson/>. Acesso em 18 de junho de 2018.

Margot Lee Shetterly. Katherine Johnson Biography. Disponível em <https://www.nasa.gov/content/katherine-johnson-biography>. Acesso em 18 de junho de 2018.

FIGURA. Katherine Johnson Biography. Disponível em <https://www.nasa.gov/content/katherine-johnson-biography>. Acesso em 18 de junho de 2018.