Charles Martin Hall (1863 – 1914)

Charles Martin Hall (1863 – 1914)

   Nasceu em Thompson, Ohio, em 6 de dezembro de 1863. Foi um metalurgista americano, engenheiro e inventor, tendo falecido em 27 de dezembro de 1914, em Daytona, Florida. Estudou química na Oberlin College, Ohio, onde foi influenciado por um de seus professores, FF Jewett, eleito ex-aluno de Friedrich Wohler (1800-1882) que desenvolveu um processo de purificação de pequenas quantidades de alumínio em 1845.

   O método de Wohler era tão difícil que o alumínio era considerado um metal semiprecioso, ou seja, se encontrava disponível em quantidades limitadas e a preços elevados para o uso industrial generalizado. Mesmo antes da graduação em 1885, Hall estava experimentando um método eletrolítico para produzir grandes quantidades a um custo inferior, fazendo disso sua tese de licenciatura.

   Os seus resultados experimentais foram tão prometedores que o seu pai conseguiu arranjar-lhe uma oficina devidamente equipada para que pudesse continuar as suas investigações. Em 23 de fevereiro de 1886, logo após a sua graduação, fez as primeiras pepitas de alumínio, através da eletrólise de uma solução de bauxite, num sal fundido. Em 1889, ele patenteou seu processo de extração, estabelecendo contatos com a Companhia de Redução de Pittsburgh em Kensington, Pensilvânia, que se viria a transformar na Companhia de Alumínio da América em 1907. Hall foi vice-presidente desta companhia até sua morte.

   Produziu unidades comercialmente vendáveis de alumínio com o uso de 2 mil células ampères e não requeriam aquecimento externo. O preço do alumínio foi de 100 dólares por libra a $0,70 por libra e em 1914 reduziu-se para $0,18.

   O método foi descoberto, quase ao mesmo tempo, pelo jovem metalurgista francês Paul Louis Toussaint Héroult, que conseguiu desenvolver uma fornalha elétrica mais eficiente que a de Hall. Os dois jovens tornaram-se amigos, e juntos aperfeiçoaram o processo de Hall-Héroult, no qual é baseada a moderna indústria de alumínio.

   Charles Hall recebeu a medalha de Perkin pelas suas descobertas na área da química aplicada.

Texto por: Bruno Belin dal Santos.

Referências:

DESCONHECIDO. Charles Martin Hall Disponível em:<http://www.explicatorium.com/biografias/charles-martin-hall.html> Acesso: 24/01/2018.

DESCONHECIDO. Charles Martin Hall Biografia (1863-1914) Disponível em:<http://www.madehow.com/inventorbios/69/Charles-Martin-Hall.html> Acesso: 24/01/2018.

Imagem adquirida em: <https://aluminiuminsider.com> Acessado em : 14/06/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *