Karl Schwarzschild (1873-1916)

Karl Schwarzschild (1873-1916)

   Nascido no dia 9 de outubro de 1873 na cidade de Frankfurt na Alemanha, Karl Schwarzschild, vindo de uma família rica e respeitada na cidade, se mostrou curioso desde muito cedo, construindo seu próprio telescópio e publicando teorias na Astronomische Nachrichten em 1890, sobre orbitas de estrelas duplas, ainda com dezesseis anos.

   Frequentou a Universidade de Estrasburgo até 1893 onde aperfeiçoou sua prática astronômica e logo em 1896 obteve seu título de doutor na Universidade de Munique, sobre a aplicação da teoria de Poincaré em configurações estáveis de corpos giratórios, deformação de marés de luas e na origem Laplaciana do sistema solar.

    Nos anos a seguir Karl foi de assistente a diretor em renomados observatórios, professor em universidades como a prestigiosa Universidade de Göttingen e eleito a Membro da Academia de Ciências de Berlim em 1913. Já em 1914 foi convocado a servir pelo seu país durante a primeira guerra mundial aos 40 anos de idade, onde contraiu uma rara doença de pele chamada Pênfigo.

   Superando a doença e os sofrimentos causados pela guerra, Schwarzschild produziu artigos sobre a relatividade geral que deram as primeiras soluções exatas sobre as equações gravitacionais gerais de Einstein, compreendendo a geometria do espaço próximo a uma massa pontual, solução esta que hoje é chamada de métrica de Schwarzschild. O artigo foi enviado a Einstein que em resposta a Schwarzschild disse “Eu não esperava que alguém pudesse formular a solução do problema de maneira tão simples”.

   As pesquisas de Karl, apesar de seu trabalho mais relevante ser na área da relatividade, foram extremamente amplas, colaborando especificamente para a astronomia pela fotometria estelar observacional, astronomia instrumental, estruturas e estatísticas estelares, chegando a teorizar o que hoje são conhecidos como raio e buraco negro de Schwarzschild.

   Devido à falta de conhecimento e tratamento da doença pênfigo na época Karl Schwarzschild veio a falecer em 1916 aos 42 anos de idade.

Texto por: Luciano Cardoso.

Referencias:

DESCONHECIDO. Important Scientists. Karl Schwarzschild Disponível em: <https://www.physicsoftheuniverse.com/scientists_schwarzschild.html>. Acessado 22 de março de 2018.

JJ O’CONNOR AND E F ROBERTSON. Karl Schwarzschild Disponível em: <http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Schwarzschild.html>. Acessado 22 de março de 2018.

Imagem adquirida em: <https://www.facebook.com/QuantumGravityResearch/posts>. Acessado em: 14/06/2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *