Edmond Halley (1656 – 1742)

Edmond Halley (1656 – 1742)

   Edmond Halley foi um astrônomo e matemático inglês, famoso por observar a órbita e determinar a periodicidade dos cometas. Foi amigo de Sir Isaac Newton, e ajudou-o a publicar suas três leis da mecânica.

   Halley nasceu em 8 de Novembro de 1656 em Haggerston, Inglaterra. Durante a infância estudou no St Paul’s School, em Londres; mais tarde estudou no The Queen’s College, em Oxford.

   Em 1675, tornou-se assistente de John Flamsteed, Astrônomo Real Britânico. O trabalho de John Flamsteed consistia em usar o telescópio para criar um catálogo das estrelas visíveis no hemisfério norte. Trabalho este que influenciou Halley a no ano seguinte partir para a Ilha de Santa Helena com para catalogar as estrelas que eram visíveis no hemisfério sul.

   Quando voltou para Inglaterra em 1678, ele havia catalogado 341 estrelas, incluindo uma passagem de Mercúrio ao longo do disco do sol. Seu catálogo publicado foi o primeiro a conter estrelas do Hemisfério Sul com seus locais. Por esse trabalho ele foi promovido a ser um membro da Royal Society.

   Em 1684, Edmond Halley encontrou-se pela primeira vez com Isaac Newton de quem virou grande amigo. Halley teve um papel muito importante na publicação do “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural”, sendo mesmo uma das mais importantes obras científicas de toda a História da ciência.

   Em seu livro, “Uma sinopse da Astronomia de cometas”, que foi publicado em 1705, Halley descreve a observação das órbitas parabólicas de 24 cometas que foram observadas entre os anos de 1337 e 1698. Cuidadosas observações de Halley revelaram que os cometas viajam em órbitas semelhantes. Especialmente viu que os cometas dos anos 1531, 1607 e 1682 foram semelhantes, descobrindo então que o cometa possuía um período de 76 anos, prevendo assim que voltaria no ano de 1758. No ano em que o cometa surgiu, Edmond Halley já havia falecido há 16 anos. Em homenagem a este astrônomo, o cometa ficou conhecido como o cometa Halley.

   Edmond Halley faleceu em 14 de Janeiro de 1742, em Greenwich, Inglaterra.

Texto por: Diego Henrique Wtichemichen.

Referencias:

FRANCISCO, Patrick. Edmond Halley – Biografia – Vida e Obra. Disponível em: <http://www.siteastronomia.com/edmond-halley-biografia-vida-e-obra>. Acesso em: 19 mar. 2018.

Edmond Halley. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/edmond-halley>. Acesso em: 19 mar. 2018.

Imagem adquirida em: <https://clube.spm.pt> Acessado em 14/06/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *