Burcin Mutli-Pakdi

A Dra. Burcin Mutlu-Pakdil obteve seu Ph.D em Astrofísica pela Universidade de Minnesota em junho de 2017. Seu campo de pesquisa é em Astronomia Extragaláctica, em particular, ela estuda a estrutura e dinâmica das galáxias, os buracos negros supermassivos, e examina o que isso pode oferecer ao processo de formação de galáxias. A sua pesquisa tem foco na coevolução dos buracos negros e a galáxia que estão inseridos. Seus esforços nessa área são dedicados aos estudos de uma escala de relações entre as propriedades das galáxias e a massa dos buracos negros supermassivos centrais. Seu primeiro artigo publicado é uma catalogação dos buracos negros supermassivos próximos no Universo, estimando suas massas e assim determinado como os mesmos crescem e envolve durante o passar do tempo. Além disso, ela também está envolvida em colaboração em um projeto de pesquisa no desaparecimento dos buracos negros intermediários. A descoberta desses buracos negros promoverá a compreensão da formação prematura da galáxia. Recentemente, sua pesquisa em estrutura de galáxias levou a descoberta de uma galáxia extremamente rara. Este trabalho forneceu uma primeira descrição de uma galáxia elíptica e de duplo anel e recebeu ampla cobertura nos EUA e exterior. Em agosto de 2017, ela se juntou ao departamento de Astronomia e ao Observatório de Steward na Universidade do Arizona como membro de pesquisa de pós-doutorado.

Como mulher, imigrante astrônoma e sendo a primeira geração em sua família frequentando a faculdade, a Dra Multu-Pakdil há muito tempo se comprometeu com a diversidade e igualdade no ensino superior. Ela cresceu ouvindo as histórias de como o pai dela obteve sucesso na escola primária. Infelizmente, ele abandonou a escola após a quinta série para cuidar de seus pais. Essas histórias de infância são a força motivadora de seu compromisso de apoiar e melhorar as oportunidades de educação superior. Ao longo de sua educação de pós-graduação, ela se ofereceu para programas de orientação individual para estudantes do ensino médio. Ela se encontra com os mesmos pelo menos uma vez por semana para discutir temas de interesse para as mulheres em ciência e engenharia, como alcançar um equilíbrio entre trabalho e vida e criar um plano de carreira. Além de tutoria, ela participou de vários programas de divulgação do K-12 (designação de educação primária e secundária) para envolver as estudantes em ciências. Ela deu várias palestras como astrônoma para promover mulheres em STEM. Devido às suas contribuições para melhorar o clima para as mulheres, ela foi selecionada como a mulher do ano de Linda Larson de 2017. Como parte do esforço para chegar ao público em geral, a Dra. Mutlu-Pakdil recentemente começou a trabalhar com o Dr. Adrian A. Smith no Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte em uma série de curtas-metragens para uma audiência não científica a apresentar sua pesquisa. O primeiro vídeo já está disponível no YouTube e teve mais de 45 mil acessos em uma semana. Ela deu uma entrevista ao vivo para STEAM-WIN (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática-Rede Internacional de Mulheres) com o objetivo de inspirar as mulheres com o lema “Se ela fez isso, eu também posso”.

Traduzido por: Autor desconhecido.

Referências:

PHYSICS, Aps. July 2017 Woman Physicist of the Month: Burcin Mutlu-Pakdil. 2017. Disponível em: <https://www.aps.org/programs/women/scholarships/month/2017.cfm>. Acesso em: 12 maio 2019.