Sérgio Pereira da Silva Porto (1926 – 1979)

Sérgio Pereira da Silva Porto nasceu dia 19 de janeiro de 1926, na cidade de Niterói (Rio de Janeiro). Filho de pais pescadores que ganhavam a vida no mar para obter recursos para a formação de seu filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Química, no ano de 1947. Logo após sua formação, Sérgio foi aos EUA terminar seus estudos de pós-graduação na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, onde recebeu seu Título de Ph.D por seu trabalho sobre espectros de moléculas de H2 e H2O em 1954.

Após terminar o doutorado, Sérgio retornou ao Brasil em 1954 para ser professor-associado ao Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). Junto ao ITA, foi responsável pela construção de instrumentos de eletroscopia para estudos de infravermelho, junto a instrumentos de alta resolução. Em 1960 retornou aos EUA para trabalhar como supervisor na Bell Laboratories, onde lá reconheceu o potencial do uso do laser e assim ganhou notoriedade no uso do laser na medina em 1962. Levando assim a eletroscopia a laser novos conhecimentos e novas áreas de uso.

Em 1967 foi professor de física e engenharia elétrica na University of Southern California, prosseguindo com pesquisas nos campos de eletrônica quântica e espelhamento de luz. Ao mesmo tempo que estava nos EUA, Sérgio ainda auxiliava estudantes talentosos da América Latina, havendo assim a criação de uma bolsa de estudos nesta Universidade com seu nome.

Em 1972 aceitando convite do reitor Zeferino Vaz, veio para a UNICAMP lecionar no Instituto de Física “Gleb Wataghin” a disciplina física do estado sólido. Em 1973 liderou um grupo de pesquisadores com o objetivo de firmar estudos de lasers e suas aplicações em diversos campos de pesquisa. Fundou em 1974 o Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física da UNICAMP.

Teve inúmeras honrarias como: sendo membro da Academia Brasileira de Ciências e da American Physical Society. Fez parte da banca examinadora de concurso para docentes da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal Fluminense e de 22 bancas de doutoramento na University Southern California, Universidade Federal do Rio Grande Sul e UNICAMP.

Orientou 16 teses de doutoramento e participou de mais de 80 seminários. Apresentou diversos trabalhos e possui 133 publicações científicas. Sérgio Porto faz parte dos 20 maiores cientistas brasileiros do século XX.

Sérgio Pereira da Silva Porto morreu na data de 21 de junho de 1979. Durante uma partida de futebol com os amigos e cientistas da URSS, Sérgio Porto teve uma parada cardíaca.

Por: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

SÉRGIO PEREIRA DA SILVA PORTO. LIMA.E; NETO.O; Janeiro de 2006. Acessado em 10 de março de 2018. Disponível em <https://www.cle.unicamp.br/index.php/content/s%C3%A9rgio-pereira-da-silva-porto>.

Imagem disponível em: <https://www.expo50anos.unicamp.br> Acessado em: 01/01/2018