Prêmio Nobel em Física – 1901

Prêmio Nobel em Física – 1901

Wilhelm Conrad Röntgen; Fonte: site Nobel Prize.


O primeiro prêmio nobel em Física, foi em 1901, concedido integralmente a Wilhelm Conrad Röntgen, “em reconhecimento aos extraordinários serviços prestados pela descoberta dos Raios Röntgen, ou, como ele mesmo denominou, Raios X”.

Wilhelm nasceu no dia 27 de março de 1845 em Lennep, Alemanha. Em 1862 entrou em uma escola técnica em Utrecht, onde foi injustamente expulso, acusado de ter produzido uma caricatura de um dos professores, o que de fato foi feito por outra pessoa.1 Em 1869 formou-se em Ph.D. na Universidade de Zurique em engenharia mecânica.

O primeiro trabalho de Wilhelm foi publicado em 1870, tratando do aquecimento específico de gases, seguido alguns anos depois por um artigo sobre a condutividade térmica dos cristais.1 Entre outros problemas, ele estudou as características do quartzo; a modificação dos planos de luz polarizada por influências eletromagnéticas; os fenômenos que acompanham o espalhamento das gotas de óleo na água e entre outros.

Em 1895, Wilhelm estudou a radiação catódica, que ocorre quando uma carga elétrica é aplicada a duas placas de metal dentro de um tubo de vidro cheio de gás rarefeito. Embora o aparelho tenha sido desligado, ele notou uma luz fraca nas telas sensíveis à luz que estavam por perto.2 Observou que os raios recém-descobertos não eram afetados pela presença de um campo magnético, e não conseguiu observar os fenômenos de refração e interferência normalmente associados a ondas, por essa razão, batizou-os com o nome enigmático de raios X, tornando-se uma ferramenta poderosa para experimentos físicos e para exames internos do corpo.

Texto por: Lhonidas de Senna Junior

Revisado por: Allan Felipe Gaspareto Machado

Referências:

1. Wilhelm Conrad Röntgen – Biográfico. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2018. Seg. 27 de agosto de 2018. <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1901/rontgen/biographical/>.

2. Gomes, M. O primeiro Nobel em Física, 1901. História De Pneumologia. Seg. 27 de agosto de 2018. Disponível em: <http://www.drmaurogomes.com.br/historia/o-primeiro-nobel-em-fisica-1901-12/>.

3. Autor desconhecido. Wilhelm Conrad Roentgen, físico alemão, c 1890. SCIENCE E SOCIETY, PICTURES LIBRARY PRINTS. Seg. 27 de agosto de 2018. Disponível em: <http://www.ssplprints.com/image/87012/wilhelm-conrad-roentgen-german-physicist-c-1890>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *