Lilia Woods

A Dra. Lilia Woods obteve seu Ph.D. em física da matéria condensada pela Universidade do Tennessee sob orientação do Prof. Gerald D. Mahan. Ela foi pesquisadora pós-docente no Oak Ridge National Laboratory / Universidade do Tennessee, que foi seguida por uma posição de Pós-doutorado financiada pelo Diretor do Conselho de Pesquisa Nacional no Laboratório de Pesquisa Naval. A Dra. Woods então se juntou ao Departamento de Física da Universidade do Sul da Flórida, onde atualmente é professora. Seu grupo de estudantes de pós-graduação e pós-doutores trabalham em uma variedade de problemas que alcançam a física da matéria condensada, a ciência dos materiais e os dispositivos. A especialidade da Dra. Woods é nas áreas de física teórica e computacional da matéria condensada, onde ela busca vários problemas fundamentais e aplicados na vanguarda dos fenômenos induzidos por flutuação em materiais novos, transporte termoelétrico e propriedades fundamentais de materiais emergentes. Ela fez importantes contribuições ao descobrir como a física de Dirac se desenrola em fenômenos de flutuações eletromagnéticas e propriedades óticas dos materiais. Seu trabalho em termoelétrica teve grande impacto, incluindo novos processos de transporte em compostos nanoestruturados e poliméricos, bem como engenharia de estrutura de elétrons e fonons em materiais para maior eficiência. A pesquisa da Dra. Woods levou a novos dispositivos para os quais as patentes norte-americanas foram premiadas.

A Dra. Woods também tem atuado com a divulgação da ciência e de física para estudantes do ensino médio e professores na área da Baía de Tampa. Seu Programa de Ensino de Ensino Médio de Verão atraiu com sucesso alunos nos campos STEM, particularmente a física, na Universidade do Sul da Flórida. Ela trabalha com professores e estudantes de pós-graduação para desenvolver apresentações, demonstrações em sala de aula, visitas de laboratório e experimentos para que os alunos do ensino médio possam participar ativamente e se preparar para estudos de graduação bem sucedidos em física. Dra. Woods também participa ativamente das atividades de verão dirigidas pelo USF Arts and Sciences College para melhorar o conteúdo do conhecimento de professores do ensino médio na área da Baía de Tampa.

Traduzido por: Autor desconhecido.

Referências:

PHYSICS, Aps. June 2017 Woman Physicist of the Month: Lilia Woods. 2017. Disponível em: <https://www.aps.org/programs/women/scholarships/month/2017.cfm>. Acesso em: 12 maio 2019.