Prêmio Nobel em Física – 1953

Prêmio Nobel em Física – 1953

Frits Zernike; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel em Física de 1953 foi concedido ao holandês Frits Zernike (1888-1966) “por sua demonstração do método de contraste de fase, especialmente por sua invenção do microscópio de contraste de fase”, invenção esta que seria de fundamental importância para a medicina, pois com este microscópio, foi possível fazer a observação de células vivas sem a necessidade da utilização de coloração química, ou de fluoróforos, alterações essas que podem matar as amostras vivas.

A técnica do contraste de fase na microscopia se refere basicamente em acelerar o caminho da luz direita com a intenção de causar padrões de interferência destrutivos na amostra viva que está sendo analisada. Esses padrões específicos acabam criando detalhes na imagem que aparecem mais escuros quando estão sendo vistos contra um fundo claro. Para a visualização desse fenômeno ser plausível, Zernike desenvolveu um sistema de anéis que eram localizados tanto na objetiva quanto no condensador que alinhados corretamente, fazem com que as ondas de luz emitidas pelo iluminador cheguem à amostra fora de fase, e assim, sua imagem ser melhorada consideravelmente.

Zernike conseguiu de forma notável, melhorar a nossa visão do mundo subatômico com essa invenção, e consequentemente auxiliar de forma excepcional o futuro promissor da medicina óptica.

Autor do texto: Desconhecido.

Referências:

“The Nobel Prize in Physics 1953”. Nobelprize.org. Nobel Media AB 2014. Web. 15 Apr 2017. <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1953/>

DESCONHECIDO. O que é contraste de fase? Disponível em: <http://www.teratecsp.com.br/blog/contraste-de-fase/>. Acesso em: 15 abr. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *