Prêmio Nobel em Física – 1936

Prêmio Nobel em Física – 1936

Carl D. Anderson, Victor F. Hess; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1936 foi dividido igualmente entre Victor Franz Hess “por sua descoberta da radiação cósmica” e Carl David Anderson “por sua descoberta do pósitron”.

Durante a busca por fontes de radiação – a qual ocorre devido a explosão de núcleos atômicos – manifestou-se a chamada radiação cósmica. A origem dessa radiação foi descoberta por Hess, quando, após eliminar as fontes de erro do equipamento utilizado, soltou-o em balões – vezes livres, vezes com sua presença – e através de investigações chegou à conclusão de que existiria uma radiação muito penetrante, a qual invade a atmosfera terrestre, vinda do espaço. Devido a descoberta da radiação cósmica, começou-se a questionar a natureza e a qualidade dessa radiação, a partir disso Anderson estudou a distribuição de energia e sua perda quando a radiação passa através da matéria. Anderson, com a realização de experimentos, conseguiu detectar uma partícula idêntica ao elétron, porém com carga elétrica positiva, o chamado pósitron.

Nos primeiros experimentos realizados por Hess com os balões, ele notou que não havia diferença entre a realização ser feita durante o dia ou durante a noite, realizou também a experiência durante um eclipse solar e nenhuma diferença foi apresentada, descartando a ideia de que a radiação seria proveniente do sol. Após uma série de experimentos, incluindo medições num mesmo ponto da Terra mas em horários diferentes – afetados pelo movimento de rotação – Hess concluiu que a radiação estava sendo transmitida pelo próprio espaço.

Com a utilização de alguns aparatos, Anderson realizou seus experimentos e fez uma importante descoberta, onde a radiação gama de uma substância radioativa contendo tório poderia liberar, por interação, elétrons tanto positivos como negativos. Foi demonstrado então “que a radiação cósmica consiste em grande parte de corpúsculos que, com enorme energia e velocidade, entram na atmosfera de todas as partes do universo.”

Apesar do nome, os raios cósmicos não são ondas eletromagnéticas. São partículas extremamente rápidas e altamente energéticas que atingem a Terra. Entre as partículas que constituem a radiação cósmica predominam os elétrons e os núcleos atômicos, principalmente de hidrogênio (prótons). A origem dessas partículas não está perfeitamente esclarecida. O mais provável é que as menos energéticas, em sua maioria, venham do Sol e de nossa própria galáxia, a Via Láctea. As mais energéticas, possivelmente, provém das explosões de estrelas, principalmente as supernovas.

Carl David Anderson nasceu no dia 3 de setembro de 1905 em Nova York, Estados Unidos, e morreu em 11 de janeiro de 1991.

Victor Franz Hess nasceu no dia 24 de junho de 1883 em Peggau, Áustria, e morreu dia 17 de dezembro de 1964 em Mount Vernon, Nova York, Estados Unidos.

 

Texto por: Bruno Belin Dal Santos.

Revisado por: Desconhecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *