Prêmio Nobel em Física – 1952

Prêmio Nobel em Física – 1952

Felix Bloch, Edward Mills Purcell; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1952 foi entregue em conjunto a Felix Bloch e Edward Mills Purcell respectivamente, pelo desenvolvimento de técnicas de medição de campos magnéticos nucleares.

Felix Bloch, físico suíço naturalizado americano nascido em Zurique. Estudou física na Universität Leipzig, Alemanha, onde recebeu seu doutorado em 1928. Ainda na Alemanha, foi orientado por Werner Heisenberg. Foi presidente da American Physical Society em 1965. Trabalhou no departamento de física da Stanford University (1934-1971) e na Harvard University (1942-1945). Professor emérito de física da Stanford University, morreu em sua cidade natal em 1983.

Edward Mills Purcell, físico estadunidense nascido em Taylorville, Illinois. Graduou-se em engenharia elétrica em 1933 pela Purdue University, Indiana. Em 1938 recebeu seu título de PHD pela Harvard University. Juntou-se ao Radiation Laboratory, do Massachusetts Institute of Technology, organizado em 1940 para pesquisa de exército e desenvolvimento de radar de microondas. Chefiou esse grupo de pesquisas sobre radares no M.I.T, onde mais tarde tornara-se professor. Morreu em Cambridge, Massachusetts em 1997.

Executaram os primeiros experimentos de ressonância magnética nuclear (NMR ou MRI) em amostras líquidas em 1939. Demonstraram em 1946 que ao submeter determinados núcleos à ação de um campo magnético intenso, estes podem absorver energia de radiofrequência e gerar por sua vez um sinal de radiofrequência capaz de ser captado por uma antena receptora, o que se denominou fenômeno de ressonância magnética nuclear, a RMN. Por esta descoberta os autores receberam conjuntamente um Nobel da Física, seis anos depois. O American College of Radiology passou a considerar a tomografia por RMN como técnica standard no campo do diagnóstico médico (1983). Posteriormente mudou-se para Imagem por Ressonância Magnética, a IRM, caindo em desuso o termo Nuclear. As IRM são imagens tomográficas que representam cortes anatômicos imaginários do paciente.

Autor do texto: Desconhecido.

Referências:

FERNANDES, Carlos. Felix Bloch. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/FelixBlo.htm>. Acesso em: 24 abr. 2017.

FERNANDES, Carlos. Edward Mills Purcell. Disponível em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EdwaMils.htm>.Acesso em: 24 abr. 2017.

PRIZES, Nobel. The Nobel Prize in Physics 1952. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1952/>. Acesso em: 24 abr. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *