Prêmio Nobel em Física – 1935

Prêmio Nobel em Física – 1935

Chadwick; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1935 foi concedido a James Chadwick “pela descoberta do nêutron”.

Em 1920, Lord Rutherford já havia sugerido que, além de prótons e elétrons, também existiam partículas do mesmo peso de um próton, mas sem qualquer carga elétrica. A essa partícula foi dado antecipadamente o nome de nêutron. Esse nêutron há muito era procurado, mas sem nenhum resultado. Chadwick, tendo em mãos os trabalhos realizados por vários cientistas na área da física e da química, conseguiu encontrá-lo, assim como determinar o valor de sua massa.

O papel de Chadwick começa quando ele procura esclarecer muitas dúvidas relacionadas à uma espécie de “radiação” que surgia quando núcleos atômicos, como de berílio e hélio, eram colididos. Essa “radiação” possuía uma enorme quantidade de energia, e consequentemente, um enorme poder de penetração, podendo percorrer quilômetros no ar.

Esses estudos relacionados à núcleos atômicos começou com uma certa inconsistência nos dados observados em relação aos previstos. Antes de Chadwick, o elétron e o próton já eram conhecidos, e sabia-se que o próton era a partícula constituinte do núcleo atômico, e que o elétron orbitava em torno dele, semelhante ao sistema Terra-Sol. Porém, para elementos mais pesados, a partir do hélio, a massa do núcleo do átomo era muito maior do que se este fosse composto apenas de prótons, apresentando uma relação de aproximadamente de dois prótons para cada elétron. Portanto, a explicação para a neutralidade do átomo, mesmo tendo, supostamente, mais prótons (carga positiva) do que elétrons (carga negativa), era de que haviam elétrons no núcleo, de tal forma a equilibrar as cargas elétricas do átomo.

Portanto, Chadwick examinando a troca de massa em um grande número de colisões entre os núcleos de diferentes elementos, Chadwick conseguiu determinar que a estranha “radiação” encontrada, era na verdade o nêutron. Além conseguiu também determinar exatamente a sua massa e, como era de se esperar, ela era quase igual à do próton. Assim, Chadwick contribuiu para a reformulação do modelo atômico.

James Chadwick nasceu no dia 20 de outubro de 1891, em Manchester, Reino Unido, e morreu no dia 24 de julho de 1974, em Cambridge, no Reino Unido. No momento em que foi laureado com o Prêmio Nobel, trabalhava na Liverpool University.

Autor do texto: Felipe Leria Stefenon.

Revisão: Felipe Leria Stefenon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *