Marcelo Gleiser (1959~)

Marcelo Gleiser é um físico, astrônomo, professor e escritor. Nos Estados Unidos, é conhecido pela sua dedicação ao ensino e por suas pesquisas científicas. No Brasil, é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S. Paulo. O cientista escreveu oito livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Nascido em 19 de março de 1959, no Rio de Janeiro, Gleiser, desde muito cedo, se interessou pela natureza. Iniciou o curso de engenharia química, o qual estudou durante dois anos, porém não se encontrou e acabou transferindo-se para o curso de Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Formou-se em 1981 e, ano seguinte, partiu para o mestrado na Universidade do Rio de Janeiro. Fez seu doutorado na Universidade de Londres e foi professor de Física e Astronomia na Dartmouth College. Marcelo também participou do grupo de pesquisadores da Femilab em Chicago e do Institute of Physics da Califórnia.

Os principais interesses de pesquisa se dividem em duas áreas gerais. A primeira é a interface entre cosmologia (que estuda o Universo como um todo) e física de partículas (que estuda o menor material constituinte do Universo). Sua segunda área geral de pesquisa é a origem da vida na Terra e a possibilidade de vida em outro lugar do Universo.

Marcelo foi ganhador de diversos prêmios. Em 1994, recebeu do presidente norte-americano Bill Clinton o Presidential Faculty Fellows Awards por seu trabalho em cosmologia e sua dedicação ao ensino. Em 1995, recebeu o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work e, em 2001, o José Reis de Divulgação Científica, sendo eleito no mesmo ano membro da American Physical Society. Em seu primeiro livro, Dança do Universo (1997), o cientista mostra a questão da origem do Universo do ponto de vista religioso e científico e, em 1998, recebeu o prêmio Jabuti por esse livro.

Autor: Diego Henrique Wtichemichen

Referências:

GLEISER, Marcelo. About. Disponível em: <http://marcelogleiser.com/about/>. Acesso em: 07 nov. 2017.

DESCONHECIDO. MARCELO GLEISER. Disponível em: <https://www.livrariacultura.com.br/e/marcelo-gleiser-92670>. Acesso em: 07 nov. 2017.