Anders Celsius (1701 – 1744)

Anders Celsius (1701 – 1744)

   Anders Celsius nasceu no dia 27 de novembro de 1701 na cidade de Uppsala, Suécia. Era filho do professor de astronomia Nils Celsius. Desde pequeno mostrou talento extraordinário em matemática. Estudou na Universidade de Uppsala e em 1730 tornou-se professor de Astronomia na mesma. Os resultados de suas pesquisas astronômicas estão reunidos nas obras “Novo método de determinação da distância do Sol à Terra” e “Sobre observações para a determinação da configuração da Terra”.

   Em 1733 Celsius apresentou uma monografia que tratava sobre o fenômeno da aurora boreal. Celsius supervisionou a construção do Observatório Astronômico de Uppsala e em 1740 foi nomeado diretor do mesmo.

   Entre os anos de 1736 e 1737 participou de uma expedição científica à Lapônia, que possuía o objetivo de medir um arco de meridiano. Um resultado muito importante desta expedição foi a comprovação da teoria de Newton que dizia que Terra se achatava nos pólos.

   Apesar de seus estudos em astronomia, sua maior contribuição foi a criação do termômetro centígrado. Para criar sua escala, Celsius marcou em um termômetro a temperatura de fusão de ebulição da água, e as atribuiu os valores de 0 e 100, respectivamente. Com isso ele pode dividir a distancia entre as duas em cem partes iguais. Em 1742, apresentou para a Academia das Ciências da Suécia um relatório sobre sua escala.

   Celsius morreu de tuberculose no dia 25 de abril de 1744, em Uppsala.

Texto por: Diana M. N. Thomen.

Referências:

[1] DESCONHECIDO. Biografia de Anders CelsiusDisponível em: <http://historianafisica.blogspot.com.br/2011/10/anders-celsius-nasceu-na-cidade-de.html>. Acesso em: 19 set. 2017.

[2] DESCONHECIDO. BIOGRAFIA DE ANDERS CELSIUS | CIENTISTAS FAMOSOS. Disponível em: <https://edukavita.blogspot.com.br/2015/09/biografia-de-anders-celsius-cientistas.html>. Acesso em: 19 set. 2017.

3 Comentários

  • Gostei de tudo mais como eu poderia fazer a introdução de um trabalho?

    Leh Responder
  • Se fazendo perguntas sobre o
    texto colega

    Lorrian Responder
  • qual foram as dificuldades de celsius?

    rafael Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *