Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923)

Eu não achei, eu pesquisei! ” – Wilhelm Conrad Röntgen

Wilhelm Conrad Röntgen nasceu no dia 27 de março de 1845 na Alemanha e anos mais tarde revolucionaria a ciência ao descobrir a radiação que pode penetrar a carne humana, mas que não passava por ossos e, que ficaria mundialmente conhecida por raios X, se tornando uma importante ferramenta no ramo médico.

Röntgen estudou boa parte de sua infância e juventude na Holanda e Suiça, chegando a ser expulso de uma escola técnica ao ser supostamente culpado de fazer uma caricatura de um de seus professores. Este fato dificultou sua entrada na universidade, apesar dele ter negado tal feito. Anos mais tarde conseguiu ingressar na escola politécnica de Zurique e cursar Engenharia Mecânica. Mais tarde se tornaria professor da Universidade de Würzburg na Alemanha e teria seu próprio laboratório, onde descobriria um tipo de radiação nunca vista antes.

Exatamente no dia 08 de novembro de 1895, Röntgen decidiu testar um tubo de raios catódicos envolvendo este com um papelão preto e por algum tempo observou as descargas elétricas do tubo. Deparou então com o seguinte fenômeno, uma placa de material fluorescente (feita de Bário) que estava a uma certa distância do tubo começou a brilhar. Então ele desligou o tubo e colocou um livro entre o tubo e a placa e ao ligar novamente continuou observando o mesmo fenômeno. Ele concluiu que o tubo emitia um tipo de radiação desconhecida que por ele foi chamada de raios X. Mais tarde esse nome na Alemanha seria mudado para radiação Röntgen.

Tendo em mente aprimorar seu experimento, em 22 dezembro de 1895 Röntgen consegue fazer um feito que entraria para história, ao realizar a primeira radiografia da mão de sua esposa, Dona Bertha, na qual a aliança pode ser visualizada. Sua descoberta logo se tornou uma importante aliada na medicina, permitindo que os médicos enxergassem, pela primeira vez, o interior do corpo humano sem cirurgia. Foi muito usada na época da 1ª e 2ª Guerra Mundial. Anos mais tarde pesquisadores relataram casos de queimaduras e danos à pele após a exposição aos raios x e, até mesmo um cientista, Clarence Dally, assistente de Thomas Edison acabou falecendo por causa de um câncer de pele devido a exposição à radiação X.

Em 1901, Röntgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel em física pela sua descoberta e no dia 10 de fevereiro de 1923 acabou falecendo, vítima de câncer de intestino. Apesar de sua morte, a incrível descoberta dos raios X ficaria eternamente marcada na história como a radiação que tornaria visível o invisível.

Texto por: Sanderson Carlos Ribeiro.

Referências:

ARRUD, Walter Oleschko. WILHELM CONRAD RÖNTGEN: 100 ANOS DA DESCOBERTA DO RAIOS X. Arq Neuropsiquiatr, Curitiba, v. 3, n. 54, p.525-531, 30 abr. 1996.

DESCONHECIDO. 1845: Nasce Wilhelm Conrad Röntgen, o “pai” do raio X. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/1845-nasce-wilhelm-conrad-rontgen-o-pai-do-raio-x,422c0f6558eeb94f8fa1cad7e156dfa0bpe2wi9z.html>. Acesso em: 25 fev. 2018.

Fonte da imagem de destaque: Disponível em: <https://roodepoortnorthsider.co.za> Acessado em 14/06/2017