Prêmio Nobel em Física – 1929

Louis Victor Pierre Raymond de Broglie; Fonte: Site Nobel Prize.

O laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1929 foi Louis Victor Pierre Raymond de Broglie “pela descoberta da onda de elétrons”.

Foi de Broglie quem teve a ousadia de sustentar que nem todas as propriedades da matéria podem ser explicadas pela teoria corpuscular. Debatia que além dos inúmeros fenômenos que podem ser explicados por essa teoria, há outros, que podem ser explicados apenas assumindo que a matéria é, por sua natureza, um movimento de onda.

Em um momento em que ninguém sustentava esta teoria, Louis de Broglie praticou um experimento com um fluxo de elétrons que passavam por um orifício muito pequeno em uma tela opaca, onde deveria ter como resposta a exibição dos mesmos fenômenos que um raio de luz nas mesmas condições. Mas em vez disso com a investigação experimental de Louis de Broglie, foi observado os fenômenos que surgem quando os feixes de elétrons são refletidos por superfícies cristalinas, ou quando eles penetram folhas fina. Os resultados experimentais obtidos por este e outros vários métodos têm fundamentado totalmente a teoria de Louis de Broglie. É, portanto, um fato de que a matéria possui propriedades que só podem ser interpretadas ao assumir que a matéria é de natureza ondulada. Um aspecto da natureza da matéria que é completamente novo e anteriormente bastante insuspeitado, foi assim revelado.

Mesmo havendo a diferença entre as maneiras de comportamento, não há dois mundos, um de luz e ondas, um de matéria e corpúsculos. Existe apenas um único universo. Algumas das suas propriedades podem ser explicadas pela teoria das ondas, outras pela teoria corpuscular.

Louis de Broglie nasceu no dia 15 de agosto de 1892, em Dieppe, na França. Na época em que recebeu o prêmio, trabalhava na Sorbonne University, no Instituto Henry Poincaré. De Broglie morreu no dia 19 de março de 1987, em Paris, na França.

Autora do texto: Gabriele Chomen Costa.

Revisado por: Felipe Leria Stefenon.