Prêmio Nobel em Física – 1930

Prêmio Nobel em Física – 1930

Chandrasekhara Venkata Raman; Fonte: Site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de física do ano de 1930 foi entregue ao Sir Chandrasekhara Venkata Raman por seu trabalho sobre a dispersão da luz e pela descoberta do efeito que recebeu o nome dele.

Naquela época existiam vários estudos que tentavam explicar o motivo do céu ser azul durante o dia e ao amanhecer e entardecer possuir a cor avermelhada. Grande parte dessas pesquisas tinha como foco o fenômeno de dispersão da luz. Assim alguns cientistas começaram a estudar o comportamento da dispersão da luz em gases, líquidos e sólidos. Estes estudos geraram várias divergências, tornado-se o ponto de partida para estudos das propriedades da luz dispersa.

Raman seguiu seus estudos nesta área, onde procurou explicação para anomalias na assimetria observada nas moléculas. Em 1928, Raman fez a surpreendente descoberta que a luz dispersa não apresenta apenas a radiação derivada da luz primária, mas também outros comprimentos de onda, estrangeiros para a luz primária. Esse fenômeno foi explicado posteriormente por Raman, utilizando a natureza moderna da luz. Um fóton pode excitar uma molécula ou um átomo colidindo com ele de forma inelástica e cedendo a ele sua energia. Quando isso acontece, elétrons são excitados e quando decaem podem emitir fótons com comprimentos de onda diferentes do qual foi incidido.

Raman nasceu no dia 7 de novembro de 1888, em Tiruchirappalli, na Índia, e morreu no dia 21 de novembro de 1970, em Bangalore, na Índia. Na época em que recebeu o Prêmio Nobel, trabalhava na Calcutta University.

 

Autor do texto: Desconhecido.

Revisado por: Felipe Leria Stefenon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *