Prêmio Nobel em Física – 1928

Owen Willan Richardson; Fonte: site Nobel Prize.

O prêmio nobel em Física de 1928, foi concebido à Owen Willans Richardson por seu trabalho sobre o fenômeno termiônico e, especialmente, pela descoberta da lei que descreve a relação entre as emissões de elétrons e a temperatura, a qual recebeu o seu nome.

O fenômeno termiônico foi observado e estudado muito antes dos trabalhos de Richardson, entre os cientistas que o estudaram, estavam J.J. Thompson e Thomas A. Edison. Este fenômeno, de maneira simples, consiste na emissão de elétrons por um metal em altas temperaturas, como o filamento de uma lâmpada. O prêmio nobel foi dado ao professor Richardson, especialmente pela lei, a qual foi publicada em seu artigo e que descreve este fenômeno. Owen, além de trabalhar na emissão termiônica, também contribui com estudos sobre ação fotoelétrica e efeito giromagnético

Owen nasceu no dia 26 de abril de 1879, em Dewsbury, Reino Unido. Em 1897 entrou na Universidade de Cambridge. Ganhou honras de Primeira Classe em Ciências Naturais nos exames das Universidades voltados em Física e Química. Começou suas pesquisas após se formar em 1900. O. W. Richardson morreu no dia 15 de fevereiro de 1959, em Alton, Reino Unido.

Autor do texto: Lhonidas de Senna Junior.

Revisado por: Felipe Leria Stefenon.

Referências:

EFEITO TERMIÔNICO. Instituto de Física de São Carlos. Disponível em: <http://www.ifsc.usp.br/~lavfis2/BancoApostilasImagens/ApEfTermoionico_Tubo/TermIonTubo_1.pdf>. Acesso em 25 nov 2018.