A teoria da relatividade de Einstein e o eclipse solar

A teoria da relatividade de Einstein e o eclipse solar

No ano de 1687, surge a lei da gravitação universal divulgada por Newton para explicar o movimento da Terra além de todos os astros. Porém, a teoria da relatividade geral de Einstein, imposta hipoteticamente, foi um fruto extraordinário de sua mente, pois não havia embasamentos experimentais físicos para tal fenômeno.

Mas, para se fazer válida e de maior importância para substituir a lei dada por Newton, deveriam ter provas de tal descrição. Assim, surge a proposta de sua teoria ser posta a prova durante um eclipse total do Sol, visto que os raios luminosos que passavam próximos ao mesmo, teriam, devido ao campo gravitacional existente nos corpos, um certo desvio.

O objetivo do eclipse total na comprovação da teoria de Einstein, seria que no momento em que o céu se fizesse todo escuro, daria para ver as estrelas, e assim, durante este fenômeno, as suas posições pareceriam ter um deslocamento progressivo quanto mais próximas do Sol.

Em 1915 Einstein expôs esta teoria, e apenas em 29 de maio de 1919, o astrônomo britânico Arthur Stanley Eddington, fotografou a luz das estrelas do céu da Ilha do Príncipe, na costa oriental da África, durante um eclipse e constatou o que a teoria da relatividade geral previa.

Depois das imagens serem analisadas pela Royal Society e pela Royal Astronomical Society, em novembro de 1919, as instituições confirmaram a previsão de Einstein, onde se comprovou que a luz realmente se desvia de acordo com a sua lei. Isso derrubou a teoria de Newton, continuou e continua sendo válida até hoje.

Então, quando tiver a oportunidade e quiser fazer uma análise experimental do fenômeno de um eclipse total do Sol, veja se consegue notar um ponto de luz próximo do círculo do astro. Esta será uma estrela, mas não estará no ponto exato em que você a visualiza.

Texto por: Bruno Belin dal Santos

Referências:

DESCONHECIDO. Por que Einstein teve que esperar que um eclipse confirmasse sua teoria da relatividade. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/08/20/por-que-einstein-teve-que-esperar-que-um-eclipse-confirmasse-sua-teoria-da-relatividade.htm Acessado em: 22 de Agosto de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *