O Grande Eclipse Solar Total – 21 de Agosto de 2017

O Grande Eclipse Solar Total – 21 de Agosto de 2017


   No dia 21 de agosto de 2017 ocorrerá o eclipse solar mais observado de toda a história, tal fenômeno irá cruzar todo o território dos EUA. Observadores que estiverem na trajetória onde a sombra do eclipse será projetada, irão ver o Sol escurecendo vagarosamente conforme a Lua entra em sua frente, até que todo o disco solar ficará encoberto pelo disco lunar – momento em que o dia vai virar, literalmente, noite. É incomum que a totalidade percorra um país tão grande e por tanto tempo, ainda mais o lar da maior agência espacial do mundo, a NASA, que se prepara para explorar ao máximo a oportunidade astronômica.

   Durante o ápice do eclipse, quando todo o disco solar é encoberto pela Lua, os gases borbulhantes que formam a coroa solar podem ser vistos com clareza, e isso apenas acontece em eclipses solares totais, já que os anulares não encobrem todo o disco do Sol. Diversas missões estão sendo preparadas, incluindo uma gama de satélites no espaço, balões meteorológicos, observatórios em solo e até telescópios montados em aviões, que seguirão a totalidade do evento para estender ao máximo a sua duração. Enquanto em solo o evento não passará de 2 minutos e 40 segundos, a bordo dos aviões, ocorrerá durante cerca de 8 minutos, dando mais tempo para os experimentos.

   O eclipse também será visto nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Devido à grande distância do caminho da totalidade, aqui, o fenômeno cobrirá apenas uma parte do Sol. Quanto mais ao norte, maior será a porcentagem do astro coberta. Apesar de um eclipse parcial não ter o mesmo impacto visual de um completo, ele ainda fará com que muitos amantes da astronomia olhem para cima em solo brasileiro.

Texto por: Allan Felipe Gaspareto Machado.

Referências:

GALERIA DO METEORITO. O grande eclipse solar 20172017. Disponível em: <http://www.galeriadometeorito.com/2017/06/eclipse-solar-total-de-21-de-agosto-2017.html>. Acesso em: 14 ago. 2017.

NASA. Eclipse Activity GuideDisponível em: <https://eclipse2017.nasa.gov/sites/default/files/NASA_Eclipse_Activity_Guide.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *