Eclipse Solar

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se coloca em alinhamento entre o Sol e a Terra. Assim, o satélite irá projetar sua sombra sobre o astro solar, cobrindo-o parcial ou totalmente para o observador. Como o plano de órbita da Lua em torno da Terra não coincide com o do planeta em torno do Sol, havendo uma inclinação de aproximadamente 5 graus, o fenômeno não ocorre com tanta frequência. Pode-se observar pelo menos dois eclipses solares e dois lunares ao longo do ano. O professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) diz que “se os planos de órbita fossem os mesmos, teríamos eclipses solares em todas as luas novas e lunares em todas as luas cheias”.

O que irá determinar se o tempo de eclipse é curto ou longo é a distância em que a Lua e/ou o Sol está do planeta Terra. Quando se sabe que a Lua está mais próxima e o Sol mais distante da Terra, a Lua fica aparentemente maior que o Sol e, por isso, consegue encobri-lo. Quando a Lua está menor que o Sol, ocorre o fenômeno de eclipse solar anelar, sendo possível ver a borda do astro solar em volta do satélite.

O primeiro eclipse solar de 2017 foi visto em 26 de fevereiro. No Brasil, o eclipse ocorreu a partir das 10h02 em São Paulo. No Rio de Janeiro, às 10h10. No intervalo entre as 9h e as 12h do domingo, o fenômeno ocorreu em algum momento em todas as capitais, exceto em algumas da região Norte. Os astrônomos lembram que não é seguro olhar diretamente para o Sol, já que há risco de comprometer a visão. O ideal é usar um óculos especial ou buscar por eventos organizados em observatórios espaciais.

O outro eclipse solar do ano será no dia 21 de agosto, com uma duração de 2 minutos e 40 segundos. De acordo com a NASA, ele deverá ser visto parcialmente na América do Sul – a escuridão total ficará por conta dos moradores dos Estados Unidos.

Texto por: Mariana Gabriela Fabiani.

Referências:

Saiba os Detalhes do Primeiro Eclipse Solar de 2017 – Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/saiba-os-detalhes-do-primeiro-eclipse-solar-de-2017.ghtml

O que é eclipse Solar – Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/ciencias/fundamentos/eclipse-solar-sol-terra-lua-planetas-486133.shtml