Gottfried Wilhelm Leibniz (1890-1971)

Filósofo, matemático e polímata, Leibniz foi um dos fundadores da matemática moderna, assim como participador ativo na criação do cálculo diferencial e integral.

Nascido na Alemanha, em 1° de julho de 1646, no Sacro Império Romano-Germânico e filho de um matemático professor da Universidade de Leipzig (sua cidade de origem). Desenvolveu desde jovem suas aptidões lógico-matemáticas e, quando atingiu 15 anos, entrou para a universidade na qual seu pai lecionava e adquiriu posteriormente um diploma de Filosofia.

Suas contribuições não se limitam a área da Matemática, pois também teve grande prestígio na Filosofia, com suas interpretações do Universo sendo notadas como otimistas, no meio filosófico, com abordagens similares e inspiradas por Voltaire.

Ainda hoje, não há uma coleção completa de todas as escrituras de Leibniz, pois se estenderam em tantas áreas e línguas, como latim, francês e alemão, que muitos textos foram perdidos em correspondências.

Texto por: Matheus Henry Przygocki.

Referências:

Gottfried Wilhelm von Leibniz, Disponível em: <http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Biographies/Leibniz.html>; Acesso em: 01/03/2017