Dorothy Vaughan (1910-2008)

Dorothy Vaughan (1910-2008)


 Dorothy Johnson Vaughan nasceu no dia 20 de setembro de 1910, em Kansas City, estado do Missouri nos EUA. A cientista foi uma respeitada matemática e a primeira mulher negra chefe de departamento da NASA (National Aeronautics and Space Administration), a agência espacial americana.

   Em 1962, tornou-se um marco na história mundial devido a John Glenn (1921-2016) se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra, a bordo da nave Friendship 7. Porém a história não menciona de forma significativa a participação das três brilhantes mentes por trás dessa missão, que deixaria os EUA em grande vantagem na Corrida Espacial, realizada na chamada Guerra Fria travada com a Rússia. Dorothy Vaughan, Katherine Johnson e Mary Jackson foram essenciais para atender a demanda crescente de processamento de dados de pesquisas da então NACA (National Advisory Committee for Aeronautics), antecessora da NASA.

   Porém, apesar do presidente Franklin Roosevelt ter assinado a Ordem Executiva 8802 em 1941, proibindo a discriminação racial, religiosa e étnica na indústria de defesa do país, ainda havia muita desigualdade social e racial, devido às normas da agência que separavam seus funcionários negros e brancos e ofereciam banheiros e salários diferentes. Foi no grupo composto por mulheres negras que Dorothy Vaughan tornou-se a primeira mulher negra supervisora da NACA, ao assumir a liderança do grupo que era conhecido como “computadores do oeste”, por se localizarem na ala oeste da agência e calcularem manualmente os dados necessários para as viagens espaciais acontecerem em segurança.

   Formada em Matemática aos 19 anos, Dorothy Vaughan foi a voz do grupo, buscando por mais direitos e contribuindo de forma excepcional com seu talento. Durante o restante de sua carreira, ela se especializou em computação eletrônica e programação, se tornando uma expert na linguagem FORTRAN, pois os computadores começavam a ocupar o lugar dos humanos para a realização dos cálculos.

   Vaughan se aposentou em 1971 com louvor e morreu em 10 de novembro de 2008. Seu legado, no entanto, permanece na agência americana, servindo de influência para as futuras mulheres, tanto negras quanto brancas. Ela se tornou uma heroína para todas e assim permanecerá, pois as histórias verdadeiras que quase ninguém conta são as que realmente contribuíram para mudar o mundo.

Texto por: Matheus Henry Przygocki.

Referências:

SHETTERLY, Margot Lee. Dorothy Vaughan Biography. Disponível em: <https://www.nasa.gov/content/dorothy-vaughan-biography>. Acesso em: 05 mar. 2017.

PINTO, Tania Regina. Cientistas Negras, Pioneiras do Espaço. Disponível em: <http://primeirosnegros.blogspot.com.br/2017/01>. Acesso em: 05 mar. 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *