Prêmio Nobel em Física – 1986

Prêmio Nobel em Física – 1986

Ernest Ruska, Gerd Binnig, Heinrich Rohrer; Fonte: site Nobel Prize.


O prêmio Nobel em Física de 1986 foi dividido, metade do prêmio para Ernest Ruska, por seu trabalho pioneiro em microscópicos eletrônicos, a outra metade foi dividida entre Gerd Binnig e Heinrich Rohrer por seu trabalho conjunto no design do microscópico de varredura por tunelamento.

Ernst Ruska projetou o primeiro microscópio eletrônico de transmissão em 1931, onde as amostras são iluminadas por um feixe de elétrons, focalizados por um campo eletrostático ou eletromagnético. A outra metade do prêmio foi entregue à Gerd Binnig e Heinrich Rohrer por seus esforços em conjunto na criação do microscópio de varredura por tunelamento (STM, Scanning Tunneling Microscope) nos laboratórios de pesquisa da IBM em Rüschlikon, na Suíça, que consistia basicamente em medir a corrente elétrica criada entre a superfície do objeto estudado e uma ponteira-sonda de tungstênio, onde, a partir da informação que a força da corrente depende da distância entre a ponteira e a superfície, é possível produzir uma imagem de alta resolução, em que são vistos até os átomos.

Apesar do alemão Ernst Ruska ter ganhado o Nobel 55 anos após a criação do microscópio eletrônico, e o também alemão Binnig, acompanhado do suíço Rohrer, apenas 5 anos após a elaboração do microscópio de tunelamento, ambas as invenções foram essenciais para o desenvolvimento da ciência, e consequentemente o avanço do conhecimento.

Ernst Ruska nasceu em 1906 na cidade de Heidedlberg, na Alemanha. Faleceu em 1988 na cidade de Berlin, na Alemanha.

Gerd Binning nasceu em 1947 na cidade de Frankfurt, na Alemanha ocidental, atual Alemanha. Atualmente está envolvido em atividades políticas na Alemanha.

Henrich Rohrer nasceu em 1933 na cidade de Buchs na Suécia. Faleceu em 2013 na cidade de Wollerau, também na Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *