Prêmio Nobel em Física – 1985

Klaus von Klitzing; Fonte: site Nobel Prize.

Klitzing recebeu o prêmio Nobel em 1985 pela descoberta do Efeito Hall quântico, onde identificou que, para certos tipos de amostras, em condições como baixas temperaturas e alta mobilidade, é possível verificar platôs na resistência Hall.

Esses platôs podem ser descritos por uma forma quantizada com múltiplos da constante designada em sua homenagem. O problema envolve a aplicação de uma corrente longitudinalmente e de um campo magnético perpendicularmente a uma interface metálica e semicondutora. Assim, pelo Efeito Hall, são esperados valores constantes para a resistência longitudinal e uma variação nos valores da resistência Hall devido à alteração do campo magnético. Contudo, se a amostra estiver nas condições especificadas anteriormente, a variação na resistência Hall pode ser quantificada em múltiplos da constante de von Klitzing.

Klaus von Klitzing nasceu em 28 de junho de 1943 na cidade de Schroda na Polônia. Em sua formação acadêmica passou pela Universidade Técnica de Braunschweig e pela Universidade de Würzburg. Também foi professor na Universidade Técnica de Munique por quatro anos. Em 1985 assumiu o posto de Diretor no Instituto Max Planck de Pesquisas do Estado Sólido e o posto de professor honorário na Universidade de Stuttgart. Klitzing também fez pesquisas na Inglaterra, França e Estados Unidos. Entre 1988 e 2012, recebeu cerca de 20 doutorados honoris causa. Atualmente é membro da German Physical Society. Também, teve designada uma constante fundamental em sua homenagem (RK = h/e2, a constante de von Klitzing).