Prêmio Nobel em Física – 1987

Prêmio Nobel em Física – 1987

Karl Alex Müller, Dr. Johannes Georg Bednorz; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1987 foi concedido ao professor Karl Alex Müller e ao Dr. Johannes Georg Bednorz, pelo avanço na pesquisa e na descoberta de novos materiais cerâmicos supercondutores.

A supercondutividade é um fenômeno conhecido desde 1911, que foi descoberto pelo físico Kamerlingh Onnes. O cientista observou em alguns materiais que quando são resfriados a temperaturas muito baixas, próximas do zero absoluto, elas obtêm uma resistência elétrica quase nula, ou seja, a corrente elétrica pode ser conduzida livremente sob a rede cristalina das substâncias presentes no material.

Em 1983, Bednorz e Müller começaram a deixar de lado materiais “convencionais” e utilizariam óxidos compostos de oxigênio, cobre e um ou mais metais diferentes. A ideia era fazer com que os átomos de cobre transportassem elétrons com uma interação mais forte aos cristais circundantes. A partir disso, para ter um material quimicamente estável, Alex e Georg adicionavam bário aos cristais ou óxido de cobre-lantânio para produzir um material cerâmico. O trabalho dos dois pesquisadores gerou o primeiro material supercondutor a altas temperaturas, mais especificamente 12º C mais quente que as substâncias que se tornavam supercondutoras da época.

Tal descoberta de Müller e Bednorz foi anunciada em abril de 1986 (em um artigo publicado na zeitschrift für physik b64, p. 189). E no ano seguinte, 1987, foram agraciados com o Prêmio Nobel pelo descobrimento de um novo material cerâmico supercondutor e, ainda por cima, desencadear uma série de pesquisas em diversos laboratórios voltados à essa área. É interessante registrar que Müller teve a ideia de testar a supercondutividade no tipo de cerâmica que utilizou, quando estava sentado nos jardins do monastério medieval em erice, na Itália, no verão de 1983.

Autor do texto: Maycol Szpunar.

Revisão: Matheus Meoquior da Fonseca.

Referências:

Santos, marco aurélio da silva. Supercondutividade: o que é isso?. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/supercondutividade-que-isso.htm>. Acesso em: 22 jan. 2019.

Nobelprize.org. The nobel prize in physics 1987. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1987/>. Acesso em: 01 de maio de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *