Prêmio Nobel em Física – 1984

Carlo Rubbia, Simon Van der Meer; Fonte: site Nobel Prize.

O Nobel de 1984 foi premiado à dupla de professores da Suíça, Carlo Rubbia e Simon Van der Meer, que investigaram a força fraca, mais especificamente, as partículas W e Z, as quais são responsáveis pela comunicação das interações desta força elementar. Apesar de terem ganhado o Nobel em conjunto, suas pesquisas começaram individualmente, e posteriormente foram unidas, o que resultou numa pesquisa prestigiosa e relevante o suficiente para a premiação de um Nobel.

A pesquisa da dupla, não só engrandeceu nosso conhecimento sobre as forças elementares, mas como também ajudaram no maior entendimento da estruturação atômica e no melhoramento de técnicas para o estudo de fenômenos elétricos. Apesar de a ideia base ser (em maior parte) de Carlo Rubia, ela não seria plausível ou alcançável sem as invenções de Simon, ele que desenvolveu métodos de empacotamento de prótons, o que permitiu para a idealização de Carlo.

Ambos os cientistas foram, quando jovens, afetados pela guerra. A universidade em que Simon estudava foi fechada pela invasão alemã durante a guerra, então em 1945, com o fim dela, pôde começar seus estudos em física e engenharia. Rubbia, após o fim da guerra teve que fugir com sua família para Veneza e depois para Udine na Itália, onde começou a estudar engenharia.

Carlo Rubbia nasceu em 1934 na cidade de Gorizia, na Itália. Desde 14 de dezembro de 1985 faz parte da Pontifícia Academia das Ciências. Foi director do CERN- Organização Europeia para a Investigação Nuclear entre Janeiro de 1989 e Dezembro de 1993. Atualmente seus esforços concentram-se no desenvolvimento de tecnologias para fontes de energia renováveis como Senador vitalício da Itália.

Simon van der Meer nasceu em 1925 na cidade de Hague nos Países baixos. Faleceu em 2011 na cidade de Geneva na Suíça.