Prêmio Nobel em Física – 1964

Charles Hard Townes, Nicolay Gennadiyevich Basov, Aleksandr Mikhailovich Prokhorov; Fonte: site Nobel Prize.

O Prêmio Nobel de Física 1964 foi dividido entre três laureados, metade foi concedido a Charles Hard Townes, a outra metade conjuntamente a Nicolay Gennadiyevich Basov e Aleksandr Mikhailovich Prokhorov “para o trabalho fundamental no campo da eletrônica quântica. O que levou à construção de osciladores e amplificadores baseado no princípio maser-laser”. Sua pesquisa permitiu o desenvolvimento do laser (fonte de luz com comprimento de onda bem definido). As aplicações do laser são inúmeras, desde a utilização na leitura de CDs e DVDs até a realização de cirurgias e o tratamento de doenças.

Em 1954, quando ensinava na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Townes criou junto com seus alunos o primeiro Maser (Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation), um dispositivo que emite radiações micro-ondas e que seria crucial para a posterior criação do laser. Quatro anos depois, ele e seu cunhado, Arthur Schawlow, tiveram a ideia de aplicar o mesmo sistema à luz óptica, em vez das micro-ondas. Os laboratórios Bell, para quem trabalhava, patentearam o laser.

Paralelamente, os russos Aleksandr M. Prokhorov e Nicolai G. Basov chegaram a uma solução para criar um maser, o que trouxe novas possibilidades na exploração da aplicação dos mesmos. Schawlow obteve o Nobel de Física em 1981 por seus avanços no uso do laser.

Autora do texto: Alaíne Gomes

Revisão: Luciano Cardoso Dias

Referências:

VEJA. Morre Charles H. Townes, um dos pais do raio laser. Disponível em <http://veja.abril.com.br/ciencia/morre-charles-h-townes-um-dos-pais-do-raio-laser/>. Acesso em: 15 de novembro de 2016.

The Nobel Prize in Physics 1964. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2018. Tue. 20 Nov 2018. <https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1964/summary/