Prêmio Nobel em Física – 1981

Prêmio Nobel em Física – 1981

Nicolaas Bloembergen, Artur Lonard Schawlow, Kai M. Sigbhan. Fonte: site Nobel Prize.


Em 1981, metade do valor do prêmio Nobel foi dividido entre Nicolaas Bloembergen e Arthur Leonard Schawlow por suas contribuições em conjunto no desenvolvimento da espectroscopia a laser, e a outra metade foi entregue a Kai M. Siegbhan por contribuir no desenvolvimento da espectroscopia eletrônica de alta resolução.

Na década de 1960, o holandês Bloembergen e o americano Schawlow usaram a luz laser para determinar os níveis de energia de átomos e moléculas, enquanto Siegbhan utilizou seu conhecimento trabalhando em espectroscopia de elétrons de alta resolução, e proporcionou a classe científica um importante método analítico para se estudar os efeitos de ligações químicas.

Suas áreas coincidem no fato de que os três se utilizaram da espectroscopia para contribuir com a ciência, que se refere a medir e a interpretar os espectros que se elevam da interação de uma radiação eletromagnética (um tipo de energia propagada sob a forma de ondas eletromagnéticas) com a matéria. Esta relacionada com a absorção, a emissão, ou a dispersão da radiação eletromagnética por átomos ou por moléculas. Diversos instrumentos diferentes podem ser usados para executar uma análise espectroscópica, o mais comum é o laser. E assim conseguiram realizar várias pesquisas, e consequentemente ganharam o Nobel por seus esforços.

Nicolaas Bloewmbergen nasceu em 1920 na cidade de Dordrecht nos Países baixos. Ele faleceu em 2017 na cidade de Tucson, EUA.

Arthur Leonard Shcawlow nasceu em 1921 na cidade de Mount Verno, USA. Faleceu em 1999 na cidade de Palo Alto, também nos EUA.

Kai M. Siegbahn nasceu em 1918 na cidade de Lund, na Suécia. Faleceu em 2007 na cidade de Ängelholm, também na Suécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *