Prêmio Nobel em Física – 1963

Prêmio Nobel em Física – 1963

Eugene Paul Wigner, Maria Goeppert Mayer, J. Hans D. Jensen; Fonte: site Nobel Prize.


O prêmio Nobel de Física de 1963 foi dividido em três partes, metade atribuído a Eugene Paul Wigner “por suas contribuições para a teoria do núcleo atômico e partículas elementares, particularmente através da descoberta e aplicação dos princípios fundamentais de simetria”, a outra metade foi dividido em conjunto para Maria Goeppert-Mayer e J. Hans D. Jensen por suas descobertas sobre o envoltório da estrutura nuclear (Nuclear Shell Structure).

Após a descoberta do nêutron, tornou-se evidente que o núcleo atômico é composto de núcleons – prótons e nêutrons – que são afetados pela força de coesão. Em 1933, Eugene Wigner descobriu que a força que une os núcleons cai drasticamente com a distância, e por sua vez percebeu que em distâncias próximas, essa força é algumas centenas de vezes mais forte que a força eletromagnética. Eugene Wigner também descreveu várias características dos núcleons e da força nuclear, incluindo o fato de que a força entre dois núcleons é a mesma, independentemente de serem prótons ou nêutrons.

De acordo com a física moderna, um átomo consiste em um núcleo composto de núcleons – prótons e nêutrons – rodeados por elétrons distribuídos dentro de envoltórios com um número fixo de elétrons. Tornou-se aparente que os núcleos atômicos, em que o número de núcleons correspondem ao número de envoltórios de elétrons completos que são especialmente estáveis. Em 1949 Maria Goeppert-Mayer e Hans Jensen desenvolveram um modelo em que os núcleons foram distribuídos em envoltórios com diferentes níveis de energia. O modelo reflete observações de núcleons girando em torno de seus próprios eixos e em torno do centro do núcleo. Maria Goeppert-Mayer foi a segunda mulher a receber o prêmio em física.

Autor do texto: Maycol Szpunar.

Revisão: Luciano Cardoso Dias.

Referências:

NOBELPRIZE.ORG. The Nobel Prize in Physics 1963. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1963/>. Acesso em: 21 de novembro de 2016.

Bibliografia Comentada Maria Goeppert-Mayer. Disponível em: <http://alsos.wlu.edu/qsearch.aspx?browse=people/Mayer,+Maria>. Acesso em: 21 de novembro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *