Regra dos 5 segundos 2.0

Regra dos 5 segundos 2.0

 A famosa regra alimentícia voltou a ser o foco das atenções com a pesquisa de Donald Schaffner, pesquisador da Rutgers University, nos Estados unidos. Schaffner apresentou, em seu mais recente trabalho, dados experimentais sobre a taxa de contaminação bacteriana encontrada nos alimentos após 5 segundos de contato com a superfície, estes testes foram realizados com auxílio de diversas superfícies diferentes, além de alimentos com estrutura contrastante.

 Os resultados encontrados por ele, nos mostram que a contaminação alimentícia depois dos 5 segundos, depende em grande parte, das superfícies topográficas do material, por exemplo, a taxa de contaminação em carpetes foi a que apresentou menor valor em comparação as outras três superfícies utilizadas para o estudo, segundo David, isto se deve ao fato do carpete apresentar uma superfície porosa e que evita o contato direto com toda a área do carpete, e isto propicia uma taxa minusculamente menor de contaminação.

 Schaffner, afirma que a regra não se mantém verdadeira, e que as bactérias podem ser transferidas de uma superfície para a outra, instantaneamente, e esta taxa de transferência, apesar de parecer pequena, já é o suficiente para infecção de alguns vírus, como a salmonela.

 “Eu como [um alimento do chão] quando é algo seco e cai no chão da minha casa, porque eu sei que foi limpo recentemente. Nunca como quando é um alimento úmido e jamais comeria do chão dos outros”. Finaliza David ao concluir o artigo.

Texto por: Matheus H. Przygocki

 Referências:

AMPUDIA, R.. Regra dos 5 segundos não funciona, diz pesquisa americana. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1821016-regra-dos-5-segundos-nao-funciona-diz-pesquisa-americana.shtml>. Acesso em: 16 de Out. 2016

AGRELA, L.. Pesquisa comprova regra dos 5 segundos para comida que cai. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/ciencia/pesquisa-comprova-regra-dos-5-segundos-para-comida-que-cai/>. Acesso em: 16 de Out. 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *