RPG – Seja quem você quiser

“Role Playing Game” ou “RPG” que em português pode ser adaptado como Jogo de Interpretação de Papéis combina conceitos de teatro com regras de um jogo. No RPG existem duas maneiras de jogar: sendo o mestre que narrará a história ou um personagem que fará parte do enredo.

Primeiramente cada jogador cria seu personagem dando a ele várias características como personalidade, aparência, habilidades e equipamentos. Então o mestre narra uma situação em que os jogadores devem colaborar entre si para superar o problema proposto, cada um interpretando o personagem escolhido assim como em uma peça de teatro.

O jogo segue definido por regras decididas pelo mestre, onde os jogadores têm independência para decidir todas as ações que seus personagens irão fazer. Os cenários do jogo de RPG podem assumir períodos históricos, como Era Medieval, Velho Oeste, Ficção Cientifica, entre outros. Inclusive temas de cultura pop, como Star Wars, Game of Thrones e Senhor dos Anéis são muito utilizados. Uma curiosidade do assunto é que desenho Caverna do Dragão foi baseado em um jogo de RPG.

Os personagens são recompensados pela sua atuação e por imersão no mundo com pontos de experiência (XP). Quando adquirem uma boa quantidade de experiência podem subir de nível tornando-se mais fortes e podendo escolher habilidades novas.

Todas as ações dos personagens são decididas pelo jogador que narra ao mestre a atitude pretendida, este analisará se a atitude é executável, dependendo da ficha do personagem. Então o jogador rola os dados e dependendo do valor obtido a ação poderá ou não ser executada.

É fato comum uma sessão durar horas seguidas, sendo possível interromper e continuar dias depois. Jogos de RPG podem ser muito mais complexos dependendo do grupo que o joga, podendo –se criar histórias de vidas inteiras para os personagens.

Texto por: Diego H. Witchemichen

Referências:

MARSOLLA, Guilherme. Falando sobre RPG #1 – Introdução Básica para RPG de Mesa. Disponível em: <http://www.cogumelando.com.br/falando-sobre-rpg-1-introducao-basica-para-rpg-de-mesa/>. Acesso em: 25 out. 2016.