Outubro Rosa

Outubro Rosa

 Outubro Rosa é o nome da campanha de conscientização para a prevenção ao câncer de mama. Objetivando alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da precaução e diagnóstico prematuro da doença. O movimento começou em 1990, nos EUA, onde em vários lugares isolados eram realizadas mamografias e algumas ações para prevenir o câncer de mama no mês de outubro.

 Outubro Rosa se tornou popular no mundo todo, de uma forma muito bonita, feminina e elegante, motivando o mundo todo na causa. O ato de iluminar lugares mundialmente conhecidos mostra que esse movimento se tornou uma leitura visual conhecida no mundo todo.

 A primeira iniciativa do Brasil no movimento foi em 02 de outubro de 2002. No qual Obelisco de Ibirapuera. O ato partiu de um grupo de mulheres, que com ajuda conseguiram iluminar o monumento. Porém foi a partir de 2009 que a iluminação de espalhou por todo Brasil.

 O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil e do mundo inteiro. Por ano, o número de casos corresponde a 25% do total de casos de câncer. É possível também os homens terem câncer de mama, mas muito raro, somando 1% de casos da doença. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor. Outros sinais e sintomas podem ser a pele da mama ficar avermelhada ou retraída, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas.

 Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce e o rastreamento. A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

 O rastreamento do câncer de mama é uma estratégia dirigida às mulheres na faixa etária em que o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é mais favorável, com maior impacto na redução da mortalidade. Os benefícios são o melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada. Os riscos incluem os resultados falso-positivos, que geram ansiedade e excesso de exames; os resultados falso-negativos, que resultam em falsa tranquilidade para a mulher; o sobre diagnóstico e o sobre tratamento, relacionados à identificação de tumores de comportamento indolente e o risco da exposição à radiação ionizante.

 Cabe a todos se conscientizarem e se prevenir contra o câncer de mama.

Texto por: Mariana G. Fabiani

 Referências:

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JÓSE ALENCAR GOMES DA SILVA – INCA. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home>. Acesso em: 17 de outubro de 2016.

HISTÓRIA OUTUBRO ROSA. Disponível em: <http://outubrorosa.org.br/historia/>.Acesso em: 17 de outubro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *