William Henry Bragg (1862 – 1942)

William Henry Bragg nasceu em 2 de Julho de 1862 em Cumberland, Inglaterra. Seu pai, Robert John Bragg, era oficial da marinha mercante e agricultor. A mãe de Bragg, Mary, morreu quando o futuro Físico tinha apenas 7 anos, com isso, ele teve de ser criado por seu tio em Leicestershire. Enquanto matriculado no Trinity College, em Cambridge, se dedicou extensivamente a matemática. Bragg não era um sujeito muito sociável, contudo suas habilidades em jogos facilitavam sua vida.

Em 1886 assumiu o posto de Elder Professor de Matemática Pura e Aplicada na Universidade de Adelaide. Foi exigido que Bragg trabalhasse com aulas de Física também, matéria que ele era até então ignorante. Também, com a finalidade de melhorar seu laboratório de ensino, decidiu trabalhar numa firma de instrumentos. No decorrer dos anos sua popularidade cresceu no sul da Austrália.

Bragg não era somente ativo nos esportes, ele também lidava com escolas e locais públicos como a Biblioteca Pública e o Museu e Galeria de Arte do Sul da Austrália. Em 1889 se casou com a filha do Sir Charles Todd e como esta era uma excelente pintora aquarela, Bragg decidiu por aprender a pintar e, assim, poderiam expor juntos.

Bragg trabalhava a favor de atividades de ensino, pois acreditava ser possível fornecer o melhor conhecimento a todos os professores, desse modo, suas aulas eram gratuitas para professores de áreas rurais, por exemplo. Quando seu interesse acadêmico mudou para a Física, ele adquiriu grande capacidade de trabalhar o assunto tanto em aulas formais quanto em aulas públicas, as quais contavam com demonstrações experimentais. Em 1895 conheceu Rutherford, o qual se tornou seu amigo.

Em 1896, Bragg começou a estudar e produzir raios-X, inclusive utilizou seu tubo de Röntgen para obter uma imagem do cotovelo quebrado de seu filho de 6 anos, William Lawrence. Em 1899 trabalhou com comunicação via rádio, obtendo transmissões a distâncias significativas para a época. Já em 1904, sua carreira começou a crescer significativamente, com a comunicação de seus estudos envolvendo a ionização nos gases, principalmente com a partícula alfa, a qual deve ter um alcance máximo no gás. Desse modo, pesquisas posteriores lhe garantiram que se tornasse Fellow da Royal Society of London. Alguns anos depois, Bragg concluiu que raios X e raios γ eram constituídos por um fluxo de pares de partículas neutras ao invés de ondas eletromagnéticas, postura que o colocou sob muita controvérsia.

Em cima da demonstração de Max von Laue de que raios X podem ser difratados por cristais, Bragg e seu filho discutiram esse desenvolvimento. Com isso, seu filho, na época com apenas 25 anos, conseguiu formular a lei de Bragg, a qual simplifica o problema de Laue. Assim, o filho e o pai se uniram para trabalhar com raios X, iniciando o campo da cristalografia por raios X, o que lhes rendeu o prêmio Nobel de Física em 1915.

Devido ao início da Guerra, os trabalhos de Bragg e seu filho foram interrompidos para que pudessem contribuir para os interesses de guerra. Posteriormente, foi dado sequência ao trabalho com cristalografia de raios X e iniciado aulas com o objetivo de popularizar a ciência entre os jovens. Recebeu diversas honras e medalhas. William Henry Bragg faleceu em 12 de março de 1942 em Londres. Durante sua vida foi conhecido como um homem modesto e de mente aberta para novas interpretações, também possuía fortes crenças religiosas, porém não dogmáticas.

Texto por: Marcelo H. Penteado.

Referências

Australian Dictionary of Biography. Bragg, Sir William Henry (1862–1942). Disponível em <http://adb.anu.edu.au/biography/bragg-sir-william-henry-5336>. Acesso em 03 ago. 2016.

The University of Adelaide. William Henry Bragg and The University of Adelaide. Disponível em <http://www.adelaide.edu.au/library/special/stories/bragg/>. Acesso em 03 ago. 2016.

Fonte da imagem: Site Nobel Prize. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1915/wh-bragg/facts/