Sir Lawrence Bragg (1890 – 1971)

Sir Lawrence Bragg (1890 – 1971)

“O importante na ciência não é tanto sobre obter novos fatos, mas sim descobrir novas maneiras de pensar sobre eles”


   William Lawrence Bragg, filho de Willian Henry Bragg, foi um Matemático e Físico nascido no sul da Austrália que foi responsável pelo cunho da Lei de Bragg   e estudos sobre a difração dos raios-X, estudos pelos quais foi gratificado no ano de 1915, em conjunto com seu pai, com o prêmio nobel de Física, se tornando assim, o mais jovem cientista a receber este prêmio, com apenas 25 anos de idade.

   Além de seus diversos títulos docentes na Trinity College, Lawrence Bragg foi também apontado para cargo de diretor do Laboratório de Física Nacional, eleito Fellow da Royal Society em 1921 e condecorado com título de Sir em 1941.

   Apesar de suas pesquisas terem sido interrompidas durante a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial, conseguiu durante este tempo, desenvolver métodos de localização sonora o que lhe rendeu, ao fim da guerra, a medalha da Cruz Militar pelo governo do Reino Unido, medalha que, representa grande prestígio militar.

   Em conjunto com seu pai, o físico Willian Henry Bragg, Lawrence publicou diversos artigos com a temática das estruturas cristalinas, relacionando o comprimento da onda do raio-X, com os ângulos de incidência dentro das camadas atômicas do cristal. Sua pesquisa se provou uma ferramenta poderosa e indispensável no estudo de estruturas atômicas de cristais, o método foi utilizado pelo seu pai para o desenvolvimento do espectrômetro de raio-X, em Leeds.

   Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Bragg retornou a Cambridge e começou a se interessar por estudos na área da estruturação de proteínas, onde, em 1953, teve grande influencia no grupo de pesquisa que descobriu a real estrutura proteica do DNA.

   Em 1° julho de 1971, em Ipswich, Reino Unido, morreu aos 81 anos, deixando 4 filhos e sua esposa Alice Hopkinson. Foi então, enterrado no Trinity College, onde trabalhou por grande parte de sua vida.

Texto por: Matheus H. Przygocki.

 Referências:

Lawrence Bragg – Biographical”; Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1915/wl-bragg-bio.html>; Acessado em: 13/set/2016.

Fonte da imagem de destaque: Site Nobel Prize.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *