Arnold J. W. Sommerfeld (1868 – 1951)

Arnold J. W. Sommerfeld (1868 – 1951)

   Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld nasceu no dia 5 de dezembro de 1868 em Konigsberg, Prússia, que hoje é a província de Kaliningrado, na Rússia. Filho de um médico, Arnold se interessou desde pequeno nas ciências exatas. Ele se saia bem em todas as disciplinas escolares, principalmente em matemática.

   Depois de terminar os estudos regulares, Arnold começou a estudar matemática na Universidade de Konigsberg, onde também estudou as ciências físicas e filosofia.

   Após concluir o doutorado em matemática em 1891, ele trabalhou como professor na Universidade de Göttingen. Tornou-se professor de matemática na Universidade de Universidade Clausthal-Zellerfeld em 1897 e de engenharia técnica na Universidade de Aix-la-Chapelle em 1900, onde desenvolveu a teoria da lubrificação hidrodinâmica, que na teoria garante que não ocorra contato metal com metal.

   Em 1897, envolveu-se em um acordo com Felix Klein, em um ensaio de quatro volumes sobre o giroscópio. Seu fundamento se baseia no princípio da Inércia. Entre 1901 e 1931, ele se estabeleceu como professor de física na Universidade de Munique.

   Lá teve contato com a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein. Em 1914, estudou com Léon Brillouin a propagação de ondas eletromagnéticas em meio dispersivos. Posteriormente se tornou um dos maiores fundadores da mecânica quântica e co-descobridor da lei de quantização, uma generalização do modelo atômico de Bohr.

   Teve vários alunos famosos, como Werner Heisenberg e Hans Bethe. Em 1927, aplicou as estatísticas de Fermi-Dirac ao modelo de Druded dos elétrons em metais. A nova teoria resolveu boa parte dos problemas de predição das propriedades térmicas do modelo.

   Arnold Sommerfeld foi um grande teórico e, além de suas valiosas contribuições à teoria quântica, trabalhou em outros campos da física, tais como a teoria clássica do eletromagnetismo.

   Teve 84 indicações ao Nobel de Física e recebeu uma medalha Lorentz em 1939. Ele morreu em 1951 em Munique por ferimentos devido a um acidente de trânsito.

Texto por: Mariana G. Fabiani.

 Referências:

ESTRUTURA DO ÁTOMO. Disponível em: < http://estruturadoatomolic2013iqunesp.blogspot.com.br/p/modelo-atomico-de-sommerfeld.html>. Acesso em: 29 de agosto de 2016.

FÍSICA COM QUÍMICA. Disponível em: <http://fisica-com-quimica.blogspot.com.br/2008/05/arnold-sommerfeld.html>. Acesso em: 29 de agosto de 2016.

Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Sommerfeld

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *