Nikola Tesla (1856 – 1943)

Nikola Tesla (1856 – 1943)

   Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856 na aldeia Smiljan, território que hoje pertence à Croácia. Vinha de uma família de gênios, e segundo ele a morte de seu irmão por quem tinha muita admiração foi decisiva para que ele se dedicasse aos estudos durante toda a vida.

   Assim que entrou para a escola, mostrou-se muito inteligente e frequentemente os professores achavam que ele estava colando. Em 1873 começou a estudar engenharia elétrica na Universidade Tecnológica de Graz mas não concluiu o curso, a pedido do pai estudou na Universidade de Praga, mas decidiu abandonar esta também após o falecimento de seu pai.

   Trabalhou na companhia telefônica de Budapeste em 1881, e após um ano foi para Paris e se tornou engenheiro da Continental Edison Company, dois anos mais tarde veio a ser convidado por Edison a ser seu assistente em Nova York.

   Nikola Tesla e Thomas Edison tinham opiniões contrárias sobre a corrente contínua, o que levou eles a se desentenderem, Tesla criou a corrente alternada que poderia ser transmitida a longas distâncias e é a que utilizamos hoje no planeta. Outras invenções feitas por ele foram: o motor de indução (utilizado em indústrias e em vários eletrodomésticos que utilizamos em nossas casas todos os dias); a lâmpada de descarga (fluorescente); o sistema de ignição utilizado hoje na partida dos carros; o controle remoto; a transmissão via rádio; e a bobina de tesla.

   Ele possuía características estranhas, como o fato de ter aversão a brincos de mulheres, certa vez disse que tinha recebido sinais de extraterrestres, e afirmava que conseguia construir seus projetos tanto em laboratório como mentalmente que os resultados obtidos seriam os mesmos, como cita neste trecho de sua biografia:

            “Quando tenho uma idéia, começo imediatamente a construí-la em minha imaginação. Mudo a construção, faço melhorias e opero o aparelho em minha mente. É absolutamente irrelevante para mim se testo a minha turbina em pensamento ou na oficina. Noto até se está desequilibrada. Não há nenhuma diferença; os resultados são os mesmos. […] Invariavelmente, a minha invenção funciona como imaginei que faria, e o experimento sai exatamente como eu planejei. Em vinte anos, não houve uma única exceção. Nikola Tesla – Biografia ‘Minhas invenções’ (p. 14)

   Em 1894 ganhou o título Honoris Causa pela Universidade de Columbia e Yale e a medalha Elliot Cresson, pelo Instituto Franklin. Em 1912 se recusou a dividir o prêmio Nobel com Edison.

   Endividado Nikola Tesla faleceu no dia 7 de janeiro de 1943 no New Yorker Hotel. Ele recebeu várias homenagens póstumas como estátuas, uma cratera na lua com seu nome, e até mesmo um planeta anão.

 Texto por: Taynara dos Santos.

Referências

Nikola Tesla Biografia e vida Disponível em: <https://www.ebiografia.com/nikola_tesla/>  Acesso em 23 ago 2016.

Nikola Tesla – Biografia ‘Minhas invenções’ Disponível em: <http://www.sermelhor.com.br/livros/nikola-tesla-autobiografia-minhas-invencoes.html> Acesso em 23 ago 2016.

12 fatos que marcaram a história do inventor Nikola Tesla Disponível em: <http://super.abril.com.br/veja-12-fatos-que-marcaram-a-historia-do-inventor-nikola-tesla> Acesso em 23 ago 2016.

Fonte da Imagem de destaque: Site Fatos Curiosos; A Triste Última Foto de Nikola Tesla; Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/triste-ultima-foto-de-nikola-tesla/>. Acesso em 10 jul 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *