Interações de Van Der Waals e os Limites do Modelo de Átomos Isolados em Superfícies

 As forças de Van der Waals estão entre as mais fracas atualmente conhecidas, outrossim, ainda é a interação mais decisiva que governa os processos de condensação e agregação e o comportamento das fases da matéria a nível atômico e molecular. As estruturas e os padrões resultantes têm gradualmente se tornado objeto nos estudos em escala nanométrica.

 Físicos da Swiss Nanoscience Intitute e da University of Basel obtiveram sucesso na mesuração das forças muito fracas entre átomos individuais pela primeira vez, para tanto eles fixaram um gás nobre, mais precisamente os pares Ar-Xe, Kr-Xe e Xe-Xe (átomos de Rydberg), em uma rede molecular e determinaram as interações com um único átomo de xenônio, que fora posicionado na ponta de um microscópio de força atômica.

 Como esperado, as forças variaram de acordo com a distância entre os dois átomos, porém, em alguns casos, as forças eram muito maiores do que as teoricamente previstas. Tal abordagem oferece um método sistemático para caracterizar as interações entre qualquer espécie atômica ou molecular, que possa ser fixada em uma superfície sólida.

 As implicações destas observações  levaram os cientistas a admitir a hipótese de que mesmo em gases nobres, ocorrem transferência de cargas, o que resultaria ocasionalmente em ligações de caráter covalente muito fracas, explicando assim os elevados valores obtidos, visto que são átomos polarizáveis devido ao seu raio.

Texto por: Michel C. Bernardo de Almeida

 Referências:

KAWAI, S. et al. . Van der Waals interaction and the limits of isolated atoms models at interfaces. Nature Communications Journal. 13/05/2016. Disponível em: < http://www.nature.com/ncomms/2016/160513/ncomms11559/full/ncomms11559.html>. Acesso em: jun. 2016.

Physicists measure van der Waals forces of individual atoms for the first time.   Redação da PHYS.ORG. 13/05/2016. Disponível em:< http://phys.org/news/2016-05-physicists-van-der-waals-individual.html . Acesso em: jun. 2016.

Forças de van der Waals são medidas entre átomos individuais. Redação do Site Inovação Tecnológica. 23/05/2016. Disponível em:< http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=forcas-van-der-waals-medidas-entre-atomos-individuais&id=010165160523#.V2BXBEIrLIU>. Acesso em: jun. 2016.

Fonte da imagem de destaque: phys.org. Átomos de gases nobres interagindo em uma superfície sólida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *