A regra dos 5 segundos

A regra dos 5 segundos

 Muito é conhecida a difusa ‘regra dos cinco segundos’, esta regra que supostamente impede os micro organismos de todo o planeta a contaminarem significativamente algum corpo (usualmente comida…) entre o intervalo de em média 5 segundos após o contato, mas a pergunta é: esta regra é mesmo válida?

 Por incrível que pareça, Jillian Clarke e sua supervisora Dra. Meredith Angle em setembro de 2003 realizaram pesquisas e experimentos científicos com estudantes da Chicago High School for Agricultural Sciences para determinar a veracidade cientifica desta regra e acabaram descobrindo não só sobre comportamento microbiológico, mas também humano, suas pesquisas trouxeram resultados de que aproximadamente 55% dos homens e 70% das mulheres são familiares com a regra e a usam em uma base diária.

 Para o experimento Clarke fez uso de um azulejo esterilizado e o contaminou com bactérias Escherichia coli (comumente encontradas em fezes e em 90% de nossos calçados), após derrubar diversos tipos de comida no azulejo e os analisar após algumas marcações de tempo, ela então descobriu que 5 segundos é tempo mais que suficiente para milhares de bactérias já terem contaminado a comida seca, e encontraram um numero muito maior em alimentos pegajosos, isso considerando apenas algumas dezenas de certos patógenos são suficientes para contaminar uma pessoa. Pelo que parece as bactérias não parecem se importar muito com a regra, e para deixar tudo isso um pouco mais desanimador um estudo realizado pela Hygiene Council descobriu que o chão da cozinha, quando úmido, por mais limpo que pareça, abriga em média 2 vezes mais bactérias que a lata do lixo. No entanto, com as informações que temos, sabemos que a infecção bacteriana não é teoricamente instantânea, logo, para resolver o problema da regra poderíamos  trocar o nome para ‘regra dos 5 femtossegundos’.

 Acontece que o problema é mais baixo, se formos mais além, chegaremos ao físico teórico Johannes Diderik van der Waals (conhecido pelo seu Nobel de física em 1910), ele que realizou estudos sobre interações moleculares e descobriu a menor distancia possível entre dois elementos, esta característica intrínseca foi chamada de ‘van der Waals radii‘ , isso é, esta lei é a que descreve o espaçamento das camadas de partículas e consequentemente o espaçamento entre elas. E este é o grande vilão para a regra, pois este espaçamento causa poros irregulares na superfície da comida e isso facilita a aderência entre duas superfícies causando uma transferência instantânea de bactérias do chão para a comida após o toque.

 Mas nem tudo ainda esta perdido! Jillian Clarke em sua pesquisa, também relatou que as amostras que ela retirou do chão dos dormitórios, cantina, laboratórios e do salão principal tinham, inesperadamente uma quantidade significativamente pequena de micro organismos. Sua supervisora então estudou as amostras  e acabou chegando á conclusão de que a ausência de micro organismos era causado pela falta de umidade no chão destes ambientes, pois sem umidade diversos tipos de bactérias, como salmonela, listeria e inclusive Escherichia coli, não conseguem sobreviver. Ela então recomendou que se for comer um alimento que entrou em contato com o chão, pelo menos o lave antes de consumir.

Texto por: Matheus H. Przygocki

Referências:

Johannes Diderik van der Waals – Biographical. Disponível em: <http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1910/waals-bio.html>. Acessado em: junho de 2016.

Molecular Interactions (Noncovalent Interactions). Disponível em; <http://ww2.chemistry.gatech.edu/~lw26/structure/molecular_interactions/mol_int.html>. Acessado em: junho de 2016.

Does the five second rule really work?. Disponível em: <http://science.howstuffworks.com/science-vs-myth/everyday-myths/five-second-rule.htm>. Acessado em: junho de 2016.

Five Second Helpings. Disponível em: <http://www.snopes.com/food/tainted/dropped.asp>. Acessado em: junho de 2016.

If you drop it, should you eat it? Scientis weigh in on the 5-second-rule. Disponível em: <http://news.aces.illinois.edu/news/if-you-drop-it-should-you-eat-it-scientists-weigh-5-second-rule>. Acessado em: junho de 2016.

Top spots for household bacteria. Disponível em: <http://www.cbsnews.com/news/top-spots-for-household-bacteria/>. Acessado em: junho de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *